O prefeito Lindberg Farias (PT), ex-militante de esquerda, comanda agressões contra os militantes sociais desde o dia 15 de junho, deixando desabrigadas centenas de famíliasDesde o dia 19 de maio, cerca de 300 famílias sem-teto acamparam num gigantesco terreno da União na cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Atualmente, a área estava cedida a uma empresa de aviação, numa região conhecida, na cidade, como “aeroclube”, abandonada há vários anos. A ocupação é composta por várias famílias, na sua maioria de desempregados e trabalhadores rurais sem-terra que se organizaram e lutam por um pedaço de terra.

No dia 15 de junho, o prefeito da cidade Lindberg Farias, ordenou à guarda municipal, com o auxílio da Polícia Militar, a expulsão dos trabalhadores. A ordem fui cumprida. No entanto, segundo denúncia das famílias sem-teto, além de atacar e expulsar os trabalhadores no meio da noite, as forças repressivas queimaram todos os barracos e “apreenderam” os bens dos trabalhadores.

Após isso, as famílias decidiram acampar em frente à prefeitura, onde permanecem desde o dia 19 de junho. Segundo denúncia, os trabalhadores vêm sendo ameaçados e reprimidos a todo tempo pela PM a mando do prefeito.

Estes companheiros já contam com o apoio da Conlutas através dos Comerciários de Nova Iguaçu – que aprovaram uma moção de apoio na última assembléia do sindicato – e do PSTU. Eles precisam, agora, da solidariedade e de moções de apoio do conjunto do movimento social.

No dia de hoje, houve um ato dos professores municipais de Nova Iguaçu que manifestaram seu apoio à luta das famílias sem-teto contra os abusos repressores da prefeitura petista do ex-esquerdista Lindberg.