Capa do livro
Divulgação

A Editora Sundermann promove, neste sábado, 10 de maio, o lançamento do livro O Veredicto da História – Rússia, China e Cuba: da Revolução socialista à restauração capitalista, de Martín Hernández. O evento acontece em São Paulo, na sede central da Apeoesp (Praça da República, 282, Centro) às 17h, e será aberto com uma palestra do autor.

O Veredicto da História apresenta uma visão diferente de todas as análises sobre a restauração capitalista nos estados operários. É única porque separa rigorosamente dois momentos históricos: a restauração do capitalismo e as revoltas de 1989-1991 que destruíram os regimes de partido único no Leste europeu.

Vincula as reformas das burocracias governantes à acelerada queda do nível de vida das massas, que resulta nas intensas mobilizações no final da década de 1980. apesar de conseguir derrubar a principal burocracia, a russa, as massas não conseguiram reverter a restauração, provocando uma tragédia humana de dimensões incalculáveis.

Com essa análise, Martín Hernández desmascara o mito de que os próprios trabalhadores destruíram o socialismo e mostra a vitalidade da perspectiva revolucionária. A apresentação da obra foi escrita por Valério Arcary, conhecido historiador e dirigente do PSTU.

Sobre o autor
Martín Hernández nasceu na Argentina e chegou a São Paulo ainda no final dos anos setenta, fugindo da ditadura de seu país que iniciara com o golpe de 1976. Hernández encontrou, no Brasil, o início da crise da ditadura militar e do ascenso de massas contra esse regime, em meio a mobilizações estudantis e greves operárias.

Hernández foi uma das maiores e melhores influências na vida de Valério Arcary, segundo o próprio historiador. Na apresentação de O Veredicto da História, Arcary assim o define: “mestre na animação do trabalho de equipes, tem o dom raríssimo de uma modéstia autêntica, até comovedora. O mais importante, no entanto, é que se saiba que sua inteligência inquieta esteve ao serviço de um marxismo sólido que se revela por inteiro nas páginas deste livro”.

Capa do livro
O Veredicto da História
Martin Hernandéz
Apresentação de Valério Arcary
Editora Sundermann, 2008
Tamanho: 16cm x 23cm

Preço especial de lançamento:
De R$ 40,00
Por R$ 26,00

  • Compre o livro