As pesquisas eleitorais comprovam uma enorme vantagem de Dilma Rousseff. Se não ocorrer uma grande crise política, Lula pode eleger sua sucessora ainda no primeiro turno. Isso comprova o apoio majoritário do governo entre os trabalhadores.
A oposição de direita patina, sem encontrar um eixo. Ora Serra tenta aparecer como “continuador” de Lula, apelando para uma falsidade quase ridícula como a gravação numa favela de mentira. Ora tenta ser agressivo, criticando o governo, e cai ainda mais nas pesquisas.

A conjuntura de crescimento econômico e a confiança no presidente explicam a provável vitória de Dilma, mas também as fragilidades do novo governo.

O crescimento econômico vai terminar com a nova fase da crise internacional que se anuncia na Europa. E o novo governo de Dilma não terá a força de Lula. A aparente facilidade da vitória eleitoral vai contrastar com as muitas dificuldades do novo governo.


Até este momento existe uma pressão pelo voto útil em Dilma para que ela ganhe no primeiro turno. Os trabalhadores rejeitam a volta do PSDB. Nós também. Mas não concordamos com a tese do voto útil. E queremos dialogar com os trabalhadores conscientes de que o governo Lula não foi o que sonhavam, mas acham que “foi melhor que a direita”.

Os trabalhadores brasileiros tiveram força para acabar com um bloqueio histórico e eleger pela primeira vez um operário para a Presidência. Essa disposição de inovar se transformou em um conservadorismo pelo apoio ao governo Lula, mesmo depois da experiência de oito anos e dois mandatos.
O presidente administra o capitalismo possibilitando enormes lucros para as grandes empresas e pouquíssimas concessões ao povo (pequeno aumento do salário mínimo, Bolsa Família, etc.).

Os sonhos de mudança se transformaram numa expectativa rebaixada de manter o pouco conquistado sem grandes conflitos.

Pois bem, nós viemos reacender os sonhos. A candidatura de Zé Maria tem a ousadia de defender o socialismo, quando todas as outras aceitam a limitação do capital. Tem a coragem de criticar Lula quando todos os outros disfarçam e falam de outras coisas.
Nós queremos que você que nos acompanha nas lutas sindicais, dê um passo adiante e se incorpore à nossa campanha eleitoral.

Não é útil para os trabalhadores o voto em Dilma, porque ela vai usar esse resultado expressivo para atacar com mais força a classe trabalhadora na crise que virá. Não é útil que prevaleça a polarização entre Dilma e Serra sem que surja outra opção, de esquerda.

O voto em Zé Maria é o voto útil. Útil para fortalecer uma alternativa de lutas quando os trabalhadores tiverem de sair para as mobilizações perante os duros ataques do futuro governo. Útil para afirmar uma alternativa socialista, quando todos a abandonam.

Venha se integrar à nossa campanha e fortalecer uma opção socialista.

Post author
Publication Date