A hora de falar aos trabalhadores. As pesquisas indicam uma provável vitória eleitoral de Lula já no primeiro turno. A crise do PSDB-PFL está instalada, com vários candidatos aos governos estaduais abandonando o barco, e o próprio Fernando Henrique Cardoso está roendo a corda.

A maioria dos trabalhadores do país segue iludida de que Lula vai melhorar suas vidas com um segundo mandato. Nós queremos lhes dizer: NÃO! Isso é mentira! Estão querendo lhes vender uma idéia falsa, que vai custar muito caro.

Não é por acaso que os verdadeiros problemas do país não são discutidos nos programas eleitorais da TV. Vocês já viram Lula e Alckmin discutirem abertamente suas propostas de reforma da Previdência ou de reforma trabalhista? Por que não o fazem? Porque isso ameaçaria sua eleição. Só falam do tema quando se reúnem de portas fechadas com os grandes capitalistas. Estão cometendo uma fraude gigantesca – mais uma vez estão prometendo uma coisa e vão fazer outra.

A reforma trabalhista já começou com a votação no Congresso Nacional do projeto do SuperSimples, que permite aos patrões retirar dos trabalhadores das microempresas o direito a décimo terceiro salário e férias. Caso Lula seja reeleito, vai estender isso a todos os trabalhadores.

A terceira reforma da Previdência, planejada tanto por Lula como por Alckmin, vai impor a idade mínima de 65 anos para aposentadoria.

É preciso que a campanha eleitoral da Frente de Esquerda sirva para amplificar essa denúncia ao conjunto dos trabalhadores. Nenhuma dessas propostas poderia ser discutida com clareza na TV, porque levaria a uma crise na campanha de Lula. É por isso que a Frente de Esquerda só tem um minuto na TV, enquanto Lula tem mais de sete, e Alckmin mais de dez.

Venha conosco lutar e integrar-se à campanha da Frente de Esquerda. A candidatura de Heloísa Helena deve ser uma alternativa dos trabalhadores contra os dois blocos da burguesia, contra Lula e Alckmin. Quanto mais peso tiver a candidatura de Heloísa agora, maior será o desgaste dessas propostas neoliberais.

É verdade que a possibilidade de Heloísa Helena chegar ao segundo turno é pequena. Mas essa candidatura pode cumprir um papel muito importante. Em primeiro lugar porque desbloqueou a falsa polarização que se queria impor entre Lula e Alckmin. Em segundo lugar porque, se Heloísa defende com clareza uma posição contras essas reformas neoliberais, estará sendo preparada a resistência a elas num eventual governo Lula.

As candidaturas da Frente de Esquerda devem se colocar à disposição dos trabalhadores e suas lutas. Se os trabalhadores dos Correios entrarem em greve os candidatos do PSTU vão colocar toda sua campanha eleitoral a serviço dessa luta. Já colocamos nosso programa na TV em todo o país a serviço da divulgação da mobilização dos operários da Volks, e faremos o mesmo com os Correios, caso ocorra a greve.

Vamos superar a falta de tempo de TV boca a boca nas empresas e escolas, nos bairros e nas fábricas. Cada um dos apoiadores de nossos
candidatos deve buscar mais um voto.

Vamos superar a falta de dinheiro com a militância de todos nós. Não temos e não queremos o financiamento da burguesia e o dinheiro da corrupção. Ao contrário dos políticos da burguesia, que escondem suas fontes de financiamento, nos orgulhamos das nossas. Cada real que gastamos em nossa campanha foi doado por nossos apoiadores.

É hora de a Frente de Esquerda ampliar a campanha para os candidatos a deputado, terreno em que a eleição pode ser vitoriosa.
Post author
Publication Date