O governo Lula é tão ou mais corrupto como foi o governo FHC. Esta verdade está sacudindo o país, com uma enorme força. Mudou a conjuntura, fez cair a Bolsa. Seguramente isso está levando milhões de pessoas a questionarem seu apoio ao PT ou mesmo a romperem com ele.

Existe, porém, outra discussão que vem diretamente associada a essa, que é a relação do conjunto do regime da democracia burguesa com a corrupção.
A democracia existente no Brasil é a democracia dos ricos e também uma democracia corrupta. Por muitos anos, o PT acalentou a esperança de que era possível mudar “por dentro” o aparato do Estado e a democracia. Uma das expressões era a “ética na política”, segundo a qual, bastava um partido “ético” como PT chegar ao governo para acabar com a corrupção.

Agora o mito da “ética petista” cai por terra. Quem mudou não foi o regime com a chegada do PT, mas o próprio PT, ao chegar ao poder. Isto deve levar os ativistas em todo o país a discutir profundamente o tema. É preciso mudar as pessoas, mantendo o regime, ou é necessário encarar a discussão sobre o regime e o estado, exatamente o que o PT não fez?
Post author Jeferson Choma e Eduardo Almeida, da redação
Publication Date