Causou muita expectativa em vários setores de ativistas da América Latina a entrevista que Blanca Chancoso, da Conaie-Ecuarunari, deu a Marcos Arruda, do PACs -Brasil, na qual a dirigente indígena afirma que Lúcio firmaria um convênio no dia 14 de julho para uma Auditoria da Dívida Externa.

Em primeiro lugar é bom afirmar que Lúcio não se comprometeu com nada. Ele apenas recebeu uma pauta de reivindicações entregue pela Conaie. Blanca Chancoso, lamentavelmente, confunde receber a pauta com o atendimento das reivindicações. Pior, sai dizendo coisas que qualquer mortal deste país duvida.

Na verdade, Blanca, dirigente da Ecuarunari e membro do Conselho de Notáveis da Conaie, está muito pressionada por suas bases. No Congresso da Ecuarunari houve uma grande pressão por parte dos indígenas de base, descontentes com o governo.

Para “contornar”, a direção acabou submetendo à votação uma resolução que propunha o “afastamento do governo” e, ao mesmo tempo, pedia os cargos que lhes tinham sido prometidos. Uma no cravo e outra na ferradura.

Post author
Publication Date