Este foi um Congresso vitorioso, pelo número de novas seções e organizações simpatizantes presentes (oito e outras quatro que não puderam viajar); a participação ativa de organizações convidadas em todos os debates; os documentos apresentados e o nível político dos debates, expressando o grau de avanço em que se encontra a LIT neste momento.

Por outro lado, o último período mostrou o grau de desenvolvimento e implantação das seções da LIT que se refletiu no Congresso e a importância dos eventos realizados no período pré-congresso, o Congresso da Conlutas e o ELAC, nos quais a LIT teve um papel de destaque.

Num dos pontos mais importantes para a Internacional neste momento, que é a tarefa de reconstrução da IV foram dados passos muito importantes. Mesmo que durante o Congresso não se tenha chegado a acordos concretos em direção à unificação da LIT com as organizações convidadas, todas elas reivindicaram a importância das discussões feitas no Congresso, a maioria delas expressou seu acordo com documentos como o de Reconstrução da IV e Moral Revolucionária e todas manifestaram a intenção de continuar discutindo com a LIT e de participar do Seminário de atualização programática.

Por outro lado, o Congresso mostrou que ainda existem importante divergências que impedem uma unificação imediata, já que exigem a continuidade das discussões. Essas divergências, em alguns casos, envolvem questões de princípio, como o debate entre a LIT e a UIT, e também a IT da Argentina, em relação ao conflito do campo. Essa discussão coloca em campos opostos, quem apoiamos ou lutamos contra o ‘paro’ agrário e sua direção.

No entanto, isso não impediu que a própria IT afirmasse, ao final do Congresso, que esta é a LIT de Moreno. O debate com essas organizações deve prosseguir com a clareza e a franqueza com que se deu a discussão política no Congresso, pois o objetivo mais importante que temos diante de todos nós continua sendo a reconstrução da IV Internacional, instrumento fundamental para a classe trabalhadora sair vitoriosa em suas lutas contra o capitalismo e o imperialismo em todos os países do mundo.

Post author
Publication Date