PÉROLA
Ninguém está à míngua. Os salários dos servidores são bons
Miriam Belchior, Ministra do Planejamento diante da maior greve do funcionalismo público federal desde 2003 (O Globo 10/08/2012)

REMOÇÕES 1 – Atualmente cerca de 60 milhões de pessoas em todo o mundo correm o risco de sofrer remoções. Segundo o “Tribunal Internacional dos despejos/2012”. O Tribunal vai julgar em Genebra, na Suíça, no dia 28 de setembro, as remoções forçadas.

REMOÇÕES 2 – A ideia é identificar e fazer um levantamento dos relatos de remoções para assim fortalecer as propostas e lutas contra as violações ao direito à moradia em nível local, nacional e global.

OS TORTURADORES
O coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra teve negado pelo TJ-SP o recurso contra a sentença que o declarou culpado pela tortura de três pessoas de uma mesma família, nas dependências do DOI-Codi em 1972. A sentença de culpa contra Ustra foi a primeira do país em que houve o reconhecimento judicial de que um agente de Estado participou efetivamente de torturas contra civis – anteriormente, todas as decisões semelhantes haviam sido contra a União.

SAQUES NA ESPANHA
Centenas de membros do Sindicato Andaluz de Trabalhadores, que representa principalmente os trabalhadores rurais do sul da Espanha, invadiram um supermercado e levaram, à força, mais de dez carrinhos cheios de pacotes de leite, massas, feijão e outros alimentos. No dia seguinte, pressionaram outro supermercado para doar igual quantidade de alimentos. A ocupação é em protesto contra os problemas enfrentados pelos desempregados e um sinal eloquente da insatisfação crescente com a grave crise econômica e os planos de austeridade do governo. O desemprego na região da Andaluzia chegou a 34%, segundo dados oficiais.

GREVE DE FOME NA GM
Um grupo de ex-trabalhadores da General Motors (GM) na Colômbia está realizando uma greve de fome contra demissões ocorridas há mais de um ano. Os trabalhadores alegam que foram demitidos devido a sérios ferimentos que receberam enquanto trabalhavam carregando objetos e peças pesadas, fazendo movimentos repetitivos na linha de montagem e outros trabalhos pesados. Durante greve de fome, alguns chegaram a costurar os seus lábios. A GM começou a operar com linha de montagem na Colômbia em 1957 e atualmente tem mais de 1.800 empregados.

O OVO DA SERPENTE
Atenas, Praça Syntagma, centenas de pessoas em frente ao parlamento grego. Mas dessa vez não foi para realizar um novo protesto contra os planos de austeridade que levaram o povo grego à miséria e ao desemprego. Dessa vez, todos estão em fila para receber massas, leite, batatas, óleo e outros bens de primeira necessidade. Os mantimentos são distribuídos pelo partido fascista grego Aurora Dourada. No entanto, apenas eram “merecedores da solidariedade” aqueles que demonstrassem ser cidadãos “100% gregos”. A cada um era pedido que apresentasse documentos que provassem a sua nacionalidade. A ação do Aurora Dourada tem clara inspiração no passado, quando o Partido Nazista, de Hitler, distribuía sopas para os desempregados alemães vitimados pela crise econômica.

Post author
Publication Date