PÉROLA
“Claro que mulher tem direito ao seu corpo… pode fazer plástica, pintar cabelo de roxo… mas não pode matar uma criança!”

SECA 1 – Há seis meses, 268 cidades da Bahia, Sergipe, Alagoas e Piauí vêm sofrendo com falta de água. A medida do governador Marcelo Déda (PT-SE) foi enviar alguns caminhões-pipa, porém a quantidade é insuficiente para atender a demanda.

SECA 2 – Na verdade, métodos para garantir água para a população do semiárido não faltam. Mas é muito mais fácil para os governantes de plantão deixar o povo refém das promessas de mais carros-pipa.

RENTABILIDADE
Em 2011, os bancos brasileiros tiveram maior rentabilidade que as instituições sediadas nos EUA. A rentabilidade sobre o patrimônio (ROE) dos bancos de capital aberto do Brasil fechou em 13,97% no ano passado, segundo levantamento da consultoria Economatica. Os 25 bancos brasileiros de capital aberto acumularam lucro recorde de R$ 49,4 bilhões. Já a ROE dos bancos dos EUA chegou a 7,63%.

PERSEGUIÇÃO
A justiça de Altamira (PA) concedeu liminar em favor do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) contra o jornalista Ruy Sposati e outros integrantes do Movimento Xingu Vivo Para Sempre (MXVPS). Segundo os advogados do consórcio, o jornalista foi quem instigou a greve dos trabalhadores da Usina de Belo Monte, que durou 7 dias, “em flagrante ofensa ao direito de propriedade”. “Há tempos venho sendo perseguido, intimidado. Durante os dias dessa greve, uma picape me seguia e filmava o tempo todo. Em dezembro passado, fui ameaçado de morte por dois homens dentro de uma 4×4 cuja placa eu consegui fotografar e, posteriormente, descobri pertencer à Polícia Militar do Pará”, relata o repórter.

MUROS DE ROGER WATERS
O muro, que sempre foi tema de turnês do Pink Floyd, continua sendo um dos temas mais lembrados por Roger Waters, ex-líder da banda inglesa, tanto nos shows, quanto no ativismo. Antes do seu show no Brasil, Waters denunciou o muro que Israel construiu ao redor da Palestina. Além de defender o povo palestino, o ex-líder da banda Pink Floyd anunciou à imprensa a realização, em novembro, em Porto Alegre, do Fórum Mundial Social Palestina Livre. Durante o show, Waters homenageou brasileiro Jean Charles, morto pela polícia de Londres por ter sido confundido com um “terrorista”.

VIOLÊNCIA E IMPUNIDADE
A África do Sul tem registrado números alarmantes a respeito da violência contra a mulher. Diariamente, 150 mulheres são estupradas na nação africana. A média é de um abuso sexual a cada 27 segundos. Pelo menos um terço da população feminina sul-africana será vítima de estupro na vida, e um quarto das meninas poderá ser abusada sexualmente antes dos 16 anos. segundo os dados da organização não governamental, Rape Crisis, que combate a violência contra mulheres na África do Sul. A organização aponta como causas a pobreza, o desemprego e o machismo. Mas a impunidade é um fator muito importante. De cada 25 homens acusados de estupro no país, 24 saem livres e sem nenhuma punição.

Leia a nova edição da Correio Internacional
O novo número da revista Correio Internacional comemora os 30 anos da Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional. A revista apresenta a campanha em comemoração à data, com atos, palestras e conferências em diversos países, e toda uma série de publicações, um kit de dois livros dedicados à conferência de 1982 e ao Congresso de 1985. Também uma seção permanente na página na web que irá abordar, seguindo a cronologia de fatos históricos, como a Revolução Boliviana (1952), a Revolução dos Cravos em Portugal (1974), a Guerra das Malvinas (1982) etc., destacando as posições e a participação da corrente morenista nestes eventos.
A sétima edição da revista traz uma breve história de nossa corrente e da LIT-QI. A necessidade da reconstrução da IV Internacional também está nas páginas da Correio.
Leia agora a Correio Internacional. Adquira a revista com quem lhe vendeu esse jornal.

Post author
Publication Date