Caros(as) companheiros(as),

É com muita tristeza que nós, do PSTU, soubemos do falecimento de D. Helena Greco.

D. Helena foi um exemplo de luta contra os crimes da ditadura militar, contra as perseguições, prisões e torturas que tantos militantes de esquerda ou mesmo simples ativistas sindicais e políticos foram obrigados a suportar.

Foi portanto um ponto de apoio fundamental para a luta pelo fim da Ditadura e pela Anistia Ampla Geral e Irrestrita, que permitiu a volta das liberdades políticas e de organização em nosso país, ainda que a liberdade de viver sem opressão e exploração ainda seja um privilégio de poucos.

Foi também um exemplo em como vincular a luta política com a luta social mais ampla, contra as opressões e em especial em defesa dos direitos humanos, lutas estas que nunca deveriam ser separadas, pois são parte da batalha pela emancipação dos trabalhadores e do conjunto dos setores oprimidos e vítimas da violência.

D. Helena foi parte das raras lideranças que não se iludiram com as seduções do poder de estado e não se venderam. Era portanto uma das nossas. E isso é o que mais causa tristeza em sua morte: morreu uma das nossas.

No entanto, nossa alegria é saber que a sua luta está e permanecerá viva, não só na lembrança dos que a conheceram, mas na tradição das organizações que lutam pelos direitos humanos, como o próprio Instituto Helena Greco; nos movimentos sociais, sindicais e partidos políticos que também não se venderam e continuam na luta por uma sociedade socialista.

D. Helena Greco, Presente!!!

PARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADO – PSTU
Belo Horizonte, 28 de Julho 2011.