CONVOCATÓRIA DA JORNADA DE LUTAS DO DIA 23 DE MAIO

A Coordenação Nacional de Lutas e outras entidades convocaram, para o próximo dia 23 de maio, um Dia Nacional de Mobilização e paralisações.

O dia de protesto vai marcar a posição contrária da Conlutas e das demais entidades contra a anunciada reforma da Previdência, em discussão no Fórum Nacional da Previdência Social e, também, a defesa de outros direitos que se encontram ameaçados pelas políticas governamentais.

Durante a quarta reunião do Fórum Nacional da Previdência Social, foram apresentadas as propostas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, que visam alterar uma série de parâmetros para a concessão de benefícios.

Entre as inovações, estão a adoção de idade mínima para a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição, o aumento do tempo de contribuição, o aumento da idade para a concessão da aposentadoria por idade, a limitação do valor das pensões por morte e a desvinculação do piso previdenciário do salário mínimo. Todas essas modificações colocam em risco direitos consagrados aos trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas.

Em Belo Horizonte, várias entidades já aderiram ao chamado da Conlutas e vão paralisar suas atividades e realizar assembléias e passeatas no dia 23 de maio. Dentre essas entidades estão o Sind-Rede-BH, que representa os trabalhadores em educação do município; o Sindibel, que representa os servidores municipais; e, também, a Associação dos Trabalhadores em Hospitais Públicos do Estado de Minas Gerais.

Outros sindicatos e associações de trabalhadores estão discutindo as formas de participação no Dia Nacional de Mobilização, que já tem a adesão de várias categorias profissionais em diversas capitais e regiões de todo o país. Também deverão se manifestar representantes dos movimentos populares, em particular os sem-teto e sem-terra.

Nesta quarta-feira, dia 16 de maio, às 18 horas, a Conlutas e demais entidades promovem uma plenária de organização do movimento, na sede do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte, que fica na Rua Tupinambás, no Centro da capital.

Outras informações poderão ser obtidas junto à Conlutas/MG, pelos telefones (31) 9614 5290 e (31) 3271 2406.

Coordenação Nacional da CONLUTAS
Minas Gerais