A Coordenação Nacional da Conlutas vem a púbico rechaçar as punições e prisões dos controladores de vôo em função do movimento que estão fazendo. Exigimos a liberdade de Carlos Trifilio e o fim das pressões e coações sobre os trabalhadores.

O país vive um caos nos aeroportos que prejudicam e colocam em risco a vida da população. O responsável por essa situação é governo Lula e não os controladores de vôo. A falta de investimentos do governo federal no setor leva ao sucateamento dos equipamentos e as péssimas condições de trabalho que são submetidos os trabalhadores. Por tudo isso, é necessário e fundamental a desmilitarização do setor!

O governo, com apoio da mídia decide esconder essa situação e jogar nas costas dos trabalhadores a responsabilidade pela crise dos aeroportos. O comando da aeronáutica com aval de Lula autorizou a prisão dos controladores de vôo, qualificados pela FAB como “sabotadores”. Foi preso o presidente da Febracta, Carlos Trifilio e transferido 14 controladores do Cindcta 1 para o Núcleo de Comando de Defesa Aérea. Além disso, 22 foram substituídos por não terem condições psicológicas de trabalhar depois de sofrer coações dos seus chefes.

Manifestamos a nossa total solidariedade aos Controladores de Vôo. Sua luta é justa, pois visa conquistar condições dignas de vida para si e assegurar segurança e qualidade ao serviço que prestam ao país, controlando o tráfego aéreo.

Irresponsáveis foram as autoridades, a começar pelo Presidente da República, que diante do grave problema envolvendo as condições de trabalho dos controladores trazidas a público há meses, das denúncias de insegurança e sucateamento dos equipamentos, da carga excessiva de trabalho, nada fizeram para resolver a situação. Errado não é ter quebrado a hierarquia militar, errado é preservar esta instituição medieval e antidemocrática, que não pode e não deve estar acima dos direitos das pessoas.

Nos colocamos à disposição dos controladores de vôo para apoiá-los em sua luta. E conclamamos os companheiros a assumirem também, conosco, a luta em defesa das demandas de seus irmãos trabalhadores de todo o país.

São Paulo, 26 de junho de 2007

LEIA TAMBÉM: