Contra a corrupção! Petrobras 100% estatal sob controle dos trabalhadoresA luta pelo “petróleo tem que ser nosso” e pela “Petrobrás 100% estatal” deve ser travada contra os corruptos do PSDB e do DEM, que estiveram à frente da quebra do monopólio estatal e contra o governo Lula e a atual direção da Petrobrás, que mantêm a política de privatização principalmente com os famigerados leilões das reservas de petróleo.

É hora de fortalecer ainda mais a unidade dos trabalhadores, de suas organizações sindicais e populares, para intensificar a campanha “O petróleo tem que ser nosso!”.

Os episódios que temos visto, em torno ao debate da criação da CPI, revelam o quanto é necessário que a Petrobrás seja totalmente reestatizada e controlada pelos trabalhadores sob pena de sua destruição e sua entrega aos interesses das multinacionais. Isso já vem ocorrendo desde o governo de Fernando Henrique Cardoso (quebra do monopólio) até o governo Lula que, nos últimos anos, só vem avançando na privatização da Petrobrás, com a entrega do petróleo nacional via continuidade dos leilões.

A corrupção na Petrobrás, com superfaturamento, tráfico de influencia, cabide de emprego e distribuição política de royalties sempre esteve presente nos governos anteriores bem como agora, na chamada era Lula. A distribuição de cargos na direção para afilhados políticos era uma prática comum e é verdade que agora atingem ex-sindicalistas como Diego Hernandes como gerente de Relações Humanas e Wilson Santa Rosa, gerente de Comunicações Institucionais.

É fato que agora os corruptos do PSDB, do DEM e toda a oposição burguesa se utilizam do mecanismo de criação da CPI somente para tentar capitalizar eleitoralmente, mas também é verdade que segue havendo corrupção na Petrobrás. Isso é assim porque o PT e seu governo apenas seguiram a mesma cartilha dos corruptos de antes. Por isso, não dá, simplesmente, para ser contra que se investigue esse assalto ao patrimônio nacional como fazem agora a FUP e a CUT. A corrupção na Petrobrás precisa ser investigada e os corruptos punidos. Tampouco devemos depositar qualquer confiança que uma comissão de um congresso de corruptos vá resolver qualquer desses escândalos.

A Conlutas reafirma que somente com a total reestatização da empresa e com o controle dos operários petroleiros e da população sobre esta empresa é que iremos acabar com a corrupção e colocá-la a serviço da classe trabalhadora e da população mais carente, vendendo gasolina, diesel e gás mais barato, além de fortalecer o patrimônio e a soberania nacional.

  • Exigimos que Lula anule todas as rodadas de leilão!
  • O Petróleo tem que ser nosso!
  • Petrobrás 100% estatal!