A Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) vem a público se solidarizar com a luta do frei Dom Luiz Cappio, da diocese da Barra (BA), contra o projeto da transposição das águas do rio São Francisco, que desde o dia 27 de novembro retomou sua greve de fome. Em 2005, depois de 11 dias, o frei suspendeu o jejum diante de um acordo com Jacques Wagner (PT), que negociava em nome de Lula, no qual o governo se comprometia a suspender as obras para a retomada do diálogo efetivo com a sociedade sobre o projeto.

Os motivos que levaram o frei a retomar novamente esse corajoso ato foi o não cumprimento do acordo, manifestado em sua carta de 4 de outubro à Lula: “No dia 22 de fevereiro de 2007 protocolei no Palácio do Planalto documento solicitando a reabertura e continuidade do diálogo, e que fosse verdadeiro, transparente e participativo. Sua resposta foi o início das obras de transposição pelo exército brasileiro. O senhor não cumpriu sua palavra. O senhor não honrou nosso compromisso. Enganou a mim e a toda a sociedade brasileira”.

Lula mostra mais uma vez que governa para os inimigos do rio São Francisco, para os destruidores da natureza, latifundiários, grandes empresários e representantes do capital. Por outro lado, impõe aos trabalhadores e ao povo pobre do país um governo com ações que degradam o meio ambiente, que retiram direitos, que geram pobreza e desemprego. Em suma, governa com a desesperança.

A primeira reação de todos os defensores diretos ou indiretos do projeto da transposição do rio São Francisco foi atacar violentamente a ação do frei. Lula e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira (PMDB), foram a público para desmoralizar o ato de Dom Luiz Cappio, tentando mostrar que o jejum é um ataque contra a vida.

Esses fatos mostram que para o projeto da Transposição ser derrotado será necessário derrotar Lula, que é seu principal defensor. Mas só será possível se conseguirmos reunir a mais ampla unidade de todos os movimentos que são contra a transposição.

Nesse momento, é necessário organizar e intensificar as mobilizações de rua em todo lugar onde for possível, em solidariedade ao frei e contra a transposição. É preciso fortalecer o comitê de solidariedade em torno do frei Luiz Cappio reunindo o maior número de movimentos sociais para preparar e organizar as ações.

A luta de Luiz Cappio não pode ser em vão! Precisamos derrotar o projeto da Transposição do São Francisco. A Conlutas coloca todas as suas forças à disposição dessa luta e soma-se a todos os movimentos contrários à transposição.

A luta do Frei Luiz Cappio não será em vão!
Suspensão definitiva do projeto da transposição!
Por uma revitalização sob controle dos trabalhadores da cidade e do campo!

Coordenação Nacional de Lutas
São Paulo, 3 de dezembro de 2008