Leia trechos da declaração do Comitê das Mulheres da Frente de Esquerda-SP sobre as declarações de Heloisa Helena em relação ao aborto. O texto na integra encontra-se no Portal do PSTU

Diante da entrevista dada por Heloísa Helena, candidata a Presidência pela Frente de Esquerda, para o Jornal da Globo, (dia 1/09), nós do Comitê de Mulheres da Frente de Esquerda de São Paulo – PSOL, PSTU e PCB – trazemos à público o nosso Programa para o Estado, em relação à saúde e os direitos reprodutivos da mulher.

Sabemos que o aborto acontece no país de forma clandestina privilegiando a burguesia que pode pagar por ele, as clínicas clandestinas que lucram muito, e o conjunto dos governantes que não querem polemizar com os setores religiosos que colocam sua posição de forma dogmática e com as bancadas que estão envolvidas nos esquemas ilícitos.

Diante desta realidade, afirmamos o programa de governo para o Estado de São Paulo do candidato pela Frente de Esquerda, Plínio de Arruda Sampaio.

Políticas de Saúde Pública com atendimento digno e integral às necessidades da mulher em todas as fases de sua vida, e não apenas na fase reprodutiva (…); Orientação para que as mulheres tenham liberdade de escolha e condições dignas, para realização do parto seja ele natural, cesariana, etc; Educação sexual, acesso a contraceptivos gratuitos, principalmente a Pílula do Dia Seguinte, para decidir sobre o seu corpo e para que o aborto seja a última opção; Pelo direito à maternidade. Toda mulher que optar por ter filhos, que tenha direito a saúde pública e de boa qualidade para ela e seu filho (…); Pelo fim da esterilização forçada, induzida ou sob coação por interferências governamentais; (…) Pela descriminalização e legalização plena do aborto; (…)Acompanhamento psicológico e social a todas as mulheres que optarem pela interrupção voluntária e involuntária da gravidez; (…)

Heloísa Helena disse na entrevista que as feministas, apesar de suas posições em relação ao aborto, estão com ela.
Nós mulheres dos movimentos sociais, (…), temos clareza da importância da Frente de Esquerda e do papel que devemos cumprir diante das candidaturas de Lula/Alckmin, dois candidatos que têm a mesma política, onde seus partidos estão metidos em escândalos e falcatruas, são os que implementam as reformas neoliberais (…).
E que em caso de vitória de um ou outro projeto, o que virá será mais ataques às mulheres com reformas como a trabalhista que pode acabar com a licença maternidade, férias etc.

Achamos que uma candidatura com setores que combatem as reformas, é uma candidatura importante para as mulheres trabalhadoras.

Mas não poderíamos nos calar, diante de uma declaração que vai contra os interesses dessas mulheres. A candidata Heloísa Helena sem dúvida tem ao seu lado as feministas, mas são as feministas que acreditam que as mulheres que morrem ou ficam com seqüelas são as trabalhadoras, as feministas que não votam em Martas ou defendem Condolezzas Rices, as feministas que estão na luta contra as reformas e por isso estão na Frente de Esquerda, as feministas que defendem que as mulheres e somente elas tem o direito de decidir sobre seu corpo!
Post author
Publication Date