Diante da impugnação da candidatura do bloco Iniciativa Internacionalista ao parlamento europeu, organizações de esquerda, intelectuais, sindicalistas e ativistas de todo o mundo estão manifestando apoio. Uma dessas manifestações partiu do prêmio Nobel da paz Adolfo Pérez Esquivel.

O argentino ganhou o prêmio em 1980 por fundar em Medelim, Colômbia, o Serviço Paz e Justiça na América Latina. Abaixo, reproduzimos a carta de Pérez ao governo espanhol.

Sr. Presidente do Estado Espanhol
Dom José Luís Rodríguez Zapatero

Receba uma fraterna saudação de Paz e de Bem.

Dirijo-me a você para solicitar-lhe que intervenha e evite ações antidemocráticas de cercear o direito do povo espanhol à informação e à liberdade de expressão, de expor suas ideias, inclusive aquelas com as quais não concordamos.

Estamos frente a grandes desafios e mudanças cada vez mais aceleradas que vive a humanidade e cada um de nossos povos e necessitamos fortalecer as bases de diálogo e participação cidadã.

Representantes do fazer cultural, educativo, social e político vêm reclamando o direito à participação apresentando a candidatura encabeçada por Alfonso Sastre nas próximas eleições ao Parlamento Europeu, denominada “Iniciativa Internacionalista – Solidariedade entre os povos”, nascida da convergência de diversas correntes dentro do marco da lei e da democracia.

A única forma de fortalecer e avançar para consolidar o Estado de Direito e as liberdades públicas é a participação social, o diálogo e o direito de cada cidadão e cidadã na construção de novos paradigmas que permitam construir caminhos de liberdade e de paz.

Espero, Senhor Presidente, que considere este pedido. Reitero as fraternas saudações, desejando-lhe muita força e esperança.

Adolfo Pérez Esquivel
Prêmio Nobel da Paz
Buenos Aires, 14 de maio de 2009