O PFL e o PSDB têm total acordo com o governo Lula nos ataques aos trabalhadoresOs trabalhadores e a juventude são educados pelos políticos burgueses e pelo PT em optar pelo “mal menor” nas eleições: Vamos votar nesse candidato no segundo turno, porque senão o “outro” pode ganhar. Assim, elimina-se qualquer tipo de independência política dos trabalhadores.

Agora, por exemplo, no segundo turno, qual é a alternativa real entre Marta Suplicy (PT) e José Serra (PSDB)? Aqueles que se dispõem a votar em Marta, para evitar a vitória da oposição de direita, estarão legitimando o governo. O PT já não tem nada de “esquerda”, sendo o principal baluarte do plano econômico neoliberal a serviço dos banqueiros. Cada voto no PT, independentemente da ilusão do eleitor, estará reforçando a dominação do FMI.

Aqueles que se dispõem a punir o governo e que votarão em Serra, apostam no PSDB, que tem total acordo com o governo em todos os seus ataques aos trabalhadores, como a reforma da Previdência e o arrocho do salário mínimo. O PSDB e o PFL concordam também com os ataques que o governo fará após as eleições.

Enganam-se ainda os que votam em “candidatos”, sem se preocupar com os partidos a que pertençam. São os partidos que expressam o projeto real dos candidatos, muito mais do que as promessas mentirosas.

O “mal menor” é, na verdade, o maior. Com esta postura, os trabalhadores não constroem uma posição independente da burguesia. Banqueiros, industriais e latifundiários estarão apoiando um ou outro candidato do PT ou da oposição de direita. Não existe nenhuma alternativa real de esquerda nestas eleições.

Voto nulo: arma contra o regime

Um grande número de votos nulos neste segundo turno seria um grande fato político que ajudaria a tirar a legitimidade do governo eleito. Teria também um impacto no regime, na democracia burguesa, por expressar conscientemente a desconfiança nas instituições e nos partidos.

Chamamos a todos os ativistas das greves e as organizações de esquerda de oposição a defendermos juntos o voto nulo no segundo turno.
Post author
Publication Date