Carta aberta às organizações do Bloco Social e Popular e ao conjunto dos lutadoresO Bloco Social e Popular (BSP) surgiu sobre a base de princípios claros, com um projeto sociopolítico dos trabalhadores e setores populares para se constituir numa alternativa independente de todos os partidos políticos à exclusão, exploração e opressão. Além disso, surgiu como um espaço de coordenação das lutas populares.

Em seu documento de constituição, como princípios fundamentais do BSP, se contemplava explicitamente que “a liberação e a soberania de nosso país não virá da mão de nenhum grande empresário, latifundiário, banqueiro ou governante, mas a conquistaremos com a luta unificada de todos os trabalhadores do campo e da cidade, que ordenará um novo regime democrático que coloque o direito à vida acima do direito à propriedade e das ganâncias privadas”.

Lamentavelmente, na plenária realizada em 8 de agosto, a direção do BSP, integrada principalmente pela direção do PMas, o movimento Tekojoja e a Coordinadora Sindical, decretou a morte do mesmo como ferramenta política independente para os trabalhadores e o conjunto dos oprimidos. Foi aprovada de forma surpreendente e distante das melhores tradições democráticas de nossa classe (por meio de aplausos), a coalizão com os partidos dos patrões e exploradores na denominada “Aliança Democrática Nacional”, tudo isso no marco de um apoio incondicional à candidatura de Fernando Lugo.

Desde o início sustentamos que não se pode propor a construção de uma alternativa distinta a favor de uma verdadeira mudança social, com aqueles que são os sustentáculos parlamentares do regime da burocracia corrupta do Partido Colorado, com aqueles que impulsionaram a lei do “impostaço”, com os que aprovaram a entrada das tropas norte-americanas, com os que propõem a anistia do assassino Oviedo, com os que elaboraram a impulsionam a aprovação de reformas pró-governo Bush do Código Penal com a intenção de implantar o terror e a perseguição contra os lutadores, etc.

O total abandono dos princípios fundamentais e a certeza de que o BSP desaparece como tal ou se transforma em um mero aparato eleitoral orientado somente à partilha de cargos, nos obriga a rechaçar a atual política de atuar novamente na rabeira de um projeto claramente patronal como é o que sustenta a Concertación com sua chapa Lugo-PLRA.

Lamentamos esta capitulação das organizações que consideramos fraternas na luta pelos interesses gerais dos setores populares, salvo honrosas exceções, e o conseqüente fracasso de uma experiência única em décadas pela possibilidade de construir uma alternativa que represente genuinamente os interesses dos trabalhadores e setores populares.

Diante das circunstâncias, e por este meio, comunicamos aos lutadores e trabalhadores nossa saída do atual projeto ao qual é conduzido o Bloco Social Popular, atrás de sonhos e fantasias eleitoreiras.

Chamamos os lutadores, os trabalhadores e o movimento popular a recuperar as bandeiras da construção de uma alternativa realmente independente, de uma frente única de lutas e uma política eleitoral orientada a uma verdadeira mudança social em nosso país.

ASSINAM:
Agrupamento pelo Socialismo
Partido Humanista
Partido dos Trabalhadores

SAIBA MAIS: