Aconteceu na tarde desse dia 30 de janeiro, mais uma reunião da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Estudantes (CNE). Participaram do espaço mais de 120 ativistas do Movimento Estudantil, entre representações de entidades e estudantes que fizeram o primeiro contato com a discussão. A reunião ocorreu no Acampamento de Juventude do Fórum Social Mundial. Estiveram presentes setores políticos de diferentes posicionamentos acerca do tema da reorganização do ME, mas algo maior os unificava, o fortalecimento das lutas através da construção do congresso.

Essa é a terceira reunião da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Estudantes. A primeira ocorreu no Rio de Janeiro e a segunda na cidade de São Paulo e agora durante a nona edição do FSM. Na reunião se discutiu um calendário de lutas, que se insira a comissão nas diversas mobilizações que a classe trabalhadora vem protagonizando contra as demissões e pela estabilidade no emprego.

Os estudantes também iniciaram a discussão em torno do regimento do congresso. A maior preocupação é que de fato seja um espaço democrático e que reflita os anseios dos estudantes em cada sala de aula e universidade do país. O DCE da USP, gestão “Nada será como antes” apresentou um esboço de regimento para a apreciação e discussão entre os ativistas. No regimento constará tema, data, programação, critério para eleição de delegados, envio de teses, entre outros pontos importantes. Agora, a tarefa é levar essa discussão para a base dos estudantes, para que na próxima reunião seja aprovado o texto final.

Algo que também foi discutido pelos ativistas foi a autonomia financeira, contrapondo-se completamente ao que hoje acontece nos fóruns da UNE, que recebe dinheiro das empresas e governos para vender os interesses dos estudantes e enfraquecer as lutas. Na concepção da Comissão Organizadora do CNE e da Juventude do PSTU, são os próprios estudantes que devem financiar seus espaços, porque só assim será garantida a autonomia para tocar as lutas contra os governos e as reitorias que atacam a educação.

Cada vez mais estudantes e entidades do país vão percebendo a grande importância que essa iniciativa significa para a reorganização do Movimento Estudantil. Nesse sentido a Comissão Organizadora realizará sua próxima reunião no dia 21 de março, em Salvador, para seguir discutindo que modelo de congresso responde as necessidades de luta do ME brasileiro.