Neste sábado, dia 19, o PSTU promove o lançamento da revista Marxismo Vivo 21, com uma atividade em sua sede em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O evento terá início às 17h, com a palestra de Valério Arcary, historiador e membro da Direção Nacional do PSTU, sobre o tema “América Central, 30 anos de revolução e contra-revolução. O debate irá analisar os processos revolucionários da região, como o da Nicarágua, que completa 30 anos neste ano, e a resistência do povo haitiano contra a ocupação militar e luta do povo hondurenho, para derrotar os golpistas.

A sede do PSTU fica na Rua Carlos Miele, 58, ao lado do terminal Ferrazopólis. Após a palestra, haverá confraternização, com música e comes e bebes. Mais informações pelo telefone (11) 4339-7186.

Revista
A Marxismo Vivo é publicada pela Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT-QI). Com periodicidade quadrimestral, a revista chega ao número 21, tendo a América Central como tema central desta edição.

A revista traz um dossiê sobre os 30 anos da Revolução Nicaraguense, fato que abriu uma nova situação revolucionária em toda a América Central em 1979 e despertou grande entusiasmo e simpatia no movimento de massas em todo o mundo.

A revolução na América Central, infelizmente, foi desviada e derrotada, mas suas lições são fundamentais para formação de qualquer revolucionário. Um Destaque importante neste dossiê é um artigo contando a história e as lições da famosa Brigada Simón Bolívar, impulsionada por nossa corrente, na época chamada Fração Bolchevique da Quarta internacional. À frente, estava o PST da Colômbia.

A revista também traz os artigos “O Sandinismo ontem e hoje” e “Por que a luta armada?”. Por fim, um artigo apresenta um programa para a América Central. Na seção Clássicos do Marxismo, um texto de Nahuel Moreno, “América Central: seis países, uma nacionalidade, uma revolução”.

Além do tema América Central, a revista debate as eleições europeias e traz a segunda parte do texto de Alejandro Iturbe sobre o sistema financeiro mundial.

A Marxismo Vivo custa apenas R$ 15. Para adquirir, procure os militantes do PSTU, nossas sedes ou mande e-mail para [email protected].