Campanha reivindica democracia na campanha eleitoral e o direito de todos conhecerem todos os candidatos e suas propostasApoiadores de Zé Maria, candidato do PSTU, começaram nesta semana uma campanha virtual para que o candidato participe do primeiro debate presidencial na televisão, promovido pela TV Bandeirantes, nesta quinta.

O partido escolheu o twitter como principal instrumento da campanha. Na quinta, dia do debate, a campanha fará um “twittaço”, a partir das 15h. Todos os apoiadores enviarão mensagens com a expressão #zemarianodebate.

A campanha também incentiva o envio de e-mails para a emissora, através de um formulário no site www.zemariapresidente.org.br. Nas primeiras horas, mais de 500 pessoas já haviam enviado mensagens.

“As emissoras estão se valendo de uma lei que as obriga a convocar apenas os candidatos à Presidência cujos partidos tenham representação parlamentar. Com isso, apenas quatro vão ao debate. Apesar do discurso pretensamente democrático, acabam impedindo que a população conheça todos os candidatos”, disse Zé Maria.

Justiça
Esta é a segunda tentativa do partido em participar dos debates. Na semana passada, os advogados de Zé Maria entraram com um pedido ao Tribunal Superior Eleitoral. O documento questionava o poder dado às emissoras, que passam a decidir quem são os candidatos que terão visibilidade junto aos eleitores.

O juiz Joelson Dias recusou o pedido do partido, garantindo a participação apenas dos candidatos com representação parlamentar. No entanto, afirmou que o tema proposto pelo PSTU “é instigante e recomenda reflexão mais detida”.

LEIA MAIS

  • Já enviou sua mensagem à Band para chamarem o Zé? Ainda não? Clique aqui e envie agora!
  • Militantes iniciam campanha para Zé Maria participar dos debates