Um grupo de artistas acaba de lançar o Coletivo de Artistas Socialistas (CAS), para discussões políticas e atividades artísticas. A idéia surgiu da necessidade de reunir artistas que gostariam de ter uma atuação política na sociedade por intermédio de sua arte. Para isso, precisavam entender a realidade, o papel que a arte cumpre dentro dela, a situação precária a que estão submetidos os artistas e a necessidade de que estes se engajem na luta pela transformação social.
O núcleo inicial reúne sobretudo artistas de teatro, mas pretende agrupar artistas de todas as áreas. O que os une é a defesa de toda liberdade em arte, mas uma liberdade que só será possível se a arte não estiver atrelada ao grande capital, como hoje.

Nessa luta, a neutralidade do artista não significa liberdade. Ao contrário, significa fazer o jogo do capital, dos que querem a manutenção do status quo. Por isso, foi lançado o CAS: para propor aos artistas um lado: o dos trabalhadores; dos sem-terra, sem-emprego, sem-teto, sem-escola, sem-arte.

Post author
Publication Date