PSTU na marcha de abertura
Aline Costa

“O Haiti precisa de água, remédios e comida, não de fuzis e repressão!” Essa foi a bandeira levantada pelo PSTU na marcha de abertura do Fórum Social Mundial 2010, em Porto Alegre (RS), nesta segunda-feira, 25. Mais de 7 mil pessoas caminharam do Largo Glênio Peres, no centro da capital, até a Usina do Gasômetro, cartão postal da cidade.

O bloco da Conlutas, do qual o PSTU participou, reuniu cerca de 200 pessoas. Também estava presente a corrente Alternativa Socialista, do PSOL. Durante a caminhada, foram distribuídos milhares de panfletos e vendidos mais de 90 unidades do jornal Opinião Socialista, que tinha como matéria principal o caos no Haiti e a necessária solidariedade dos trabalhadores a este país.

As atividades continuam na terça, 26. Às 18h, acontece o painel “A luta GLBT e a reorganização dos movimentos combativos: estudantes, trabalhadores e diversidade sexual”. A atividade será no Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados (Sindppd-RS).

No dia 27, no Armazém 6 do Cais do Porto, Valério Arcary, dirigente do PSTU, falará sobre “Crises econômicas e Revolução em perspectiva histórica”. A palestra acontece a partir das 14h.

Ainda no mesmo dia, a Conlutas e a Intersindical realizam plenária sobre a reorganização do movimento sindical, popular e estudantil, na sede do Cpers-Sindicato, às 18h30min. O desenvolvimento dos debates e a cobertura dos eventos serão publicados diariamente neste espaço.