“A mulher trabalhadora, seus direitos e lutas” é o nome do primeiro seminário de trabalhadoras metalúrgicas de São José dos Campos e região. O evento é organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e acontece nos dias 19 e 20 de setembro.

O seminário vai debater a situação da mulher dentro das fábricas e na sociedade. A superexploração e a opressão a que estão submetidas serão temas do encontro, junto com os problemas específicos, como salário igual para trabalho igual, licença-maternidade, entre outros.

Até esta sexta-feira, mais de 70 mulheres já estavam inscritas. Rosângela Calzavara, da Secretaria de Mulheres do sindicato e uma das organizadoras, disse que o objetivo do seminário é “discutir os problemas específicos, mas também discutir a necessidade de as mulheres se organizarem dentro do sindicato e também num movimento maior, como o Movimento Mulheres em Luta, da Conlutas”.

Rosângela contou que as trabalhadoras estão bastante empolgadas para participar. A situação das mulheres na categoria é precária. A maioria está localizada em postos de trabalho em que os salários são bem mais baixos que o dos homens.

Ela citou como exemplo a luta pelo enquadramento da Bluetech, empresa de componentes eletrônicos, na categoria metalúrgica. A empresa atua como prestadora de serviços para poder pagar salários e direitos rebaixados. São cerca de 500 funcionárias que recebem salário mínimo. Elas fizeram uma greve que forçou a empresa a abrir negociação com o sindicato dos metalúrgicos.

O seminário acontece na colônia de férias do Sindicato, em Caraguatatuba. As trabalhadoras poderão levar as crianças, pois haverá creche e recreação no local.

PROGRAMAÇÃO:
Sábado

20h – Abertura
21h – Churrasco e festa

Domingo
8h30 às 12h30 – Discussão sobre opressão e exploração das mulheres
14h às 17h – Painel de conjuntura e Movimento de Mulheres em Luta