Claudia Durans participou de ato em São Paulo
Sergio Koei

As mulheres do PSTU saíram às ruas do centro de São Paulo, no último dia 16, para protestar contra a violência às mulheres, denunciar a Lei Maria da Penha, exigir a punição de agressores e reivindicar a construção de casas-abrigo.

Claudia Durans, candidata a vice-presidência da república, Janaína Rodrigues e Lourdes Quadros – candidatas a deputada estadual por São Paulo – à frente da mobilização, conduziram os cerca de 50 militantes ao longo das ruas do centro velho, exigindo o fim machismo: “Mulheres na rua contra a opressão, abaixo o machismo e a exploração”. Durante o ato, também falaram à população.

Janaína Rodrigues, candidata à deputada federal, lembrou as inúmeras mulheres que morrem vítimas do machismo e da violência. “É preciso mudar essa situação, São Paulo não quer quem bate em mulher”, frisou.

Cláudia Durans lembrou que a violência não se dá apenas no âmbito doméstico, mas também por parte do Estado, que nega às mulheres direitos básicos e qual quer candidato que queria defender as mulheres tem de defender os trabalhadores, “não basta votar em mulheres, para defendê-las, é necessário ter um programa socialista!”

Lourdes Quadros afirmou que a Lei Maria da Penha é insuficiente para atender às trabalhadoras, não foi capaz de impedir a morte de Elisa Samúdio e Mércia Nakashima, para agressores.

O ato terminou em frente à Faculdade de Direito da Usp, onde ocorreu um debate sobre a violência com a candidata a Senadora pelo PSTU Ana Luiza. Cerca de 40 estudantes participaram do debate e colocaram a urgência da organização da luta contra a violência, ressalvando que a verdadeira liberdade das mulheres só ocorrerá com o fim da sociedade de classes.