As mulheres do PSTU aproveitam este momento importante para fazer um chamado às companheiras que estão lado a lado com nossa militância na luta de cada categoria, escola, universidade, ocupação: venham conhecer e debater conosco um programa socialista para as mulheres da nossa classe.

Não concordamos com visões de partidos como o PT, de que o feminismo une as mulheres independentemente de sua classe social e de que é possível à mulher, individualmente, vencer preconceitos e desigualdades em meio ao capitalismo.

Reivindicamos os ensinamentos de Lênin, sobre a revolução russa de 1917: “[a revolução] abre verdadeiramente o caminho para a completa igualdade social da mulher. Elimina mais preconceitos que a montanha de escritos sobre a igualdade feminina.”

Também não concordamos com a visão stalinista, que infelizmente atinge organizações da esquerda socialista, de que a opressão só será resolvida depois da revolução com o socialismo. Assim, o tema se torna secundário, menos importante ou só assusto de mulher.

Para nós, só é possível vencer se a classe trabalhadora – homens e mulheres – estiver unida. A luta contra as opressões é a mais digna e humana das bandeiras dos trabalhadores, portanto é inadiável. Para nós, socialismo com machismo e opressão não é socialismo.

Somos mulheres e homens que combatemos o machismo seja onde for, na sociedade, na luta contra os ataques dos governos, dentro do movimento sindical e estudantil e inclusive dentro do partido. Para essa luta, contra o capitalismo e suas mazelas, pela defesa da unidade dos trabalhadores, chamamos todos os lutadores e especialmente as mulheres a se engajar. Com vocês teremos mais chances de sermos vitoriosos!

Post author
Publication Date