‘Contra proprietários e poderosos e pelo direito a moradia´Na madrugada da última sexta-feira, 7 de novembro, 500 famílias organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocuparam um terreno de 1 milhão de metros quadrados em Mauá, no ABC paulista. A área estava abandonada há décadas segundo nota do MTST, “numa região de imensa pobreza e miserabilidade, onde os olhos dos especuladores imobiliários brilham com a construção da Ligação da Jacu Pêssego; onde milhares de famílias vivem em situação absolutamente precária, em barracos de madeira, ruas de terra, energia e água irregulares, nenhum tratamento de esgoto”.

Leia, abaixo, a íntegra da nota do MTST e saiba como chegar à ocupação.

” Hoje, madrugada de sexta, 7 de novembro, às 24 horas, 500 famílias organizadas pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) ocupam um terreno gigantesco em Mauá.

Numa região de imensa pobreza e miserabilidade, onde os olhos dos especuladores imobiliários brilham com a construção da Ligação da Jacu Pêssego; onde há milhares de famílias vivendo em situação absolutamente precária, em barracos de madeira, ruas de terra, energia e água irregulares, nenhum tratamento de esgoto… E um terreno imenso de mais de 1 milhão de metros quadrados, há décadas vazio.

Desde 28 de março, famílias sem teto organizadas pelo movimento se mantiveram em luta na ocupação Terra e Liberdade no Jd. Olinda. Através da luta, conseguiram manter um diálogo com Leonel Damo (prefeito de Mauá) e José Roberto Correia (secretário de Habitação), que se comprometeram com auxílio emergencial e a desapropriação de um terreno em conjunto com o CDHU para a construção de moradias.

Um mês nas casas e as famílias ainda não haviam recebido. Dois meses, e a mesma coisa. A Secretaria de Assistência Social informou que o caso das famílias do MTST parou no Jurídico da prefeitura.

Em reunião há mais de um mês e meio, o secretário informou que a área indicada para o CDHU tinha grande parte de reserva ambiental e não valia a pena desapropriá-la. O movimento disse que indicasse outra. Desde então, campanha eleitoral, telefonemas não atendidos e nenhum retorno.

Alguns proprietários, cansados, já pediram as casas aos inquilinos que não têm onde viver, a não ser na rua. Sem alternativa, as famílias junto com o MTST, organizam e fazem hoje mais uma ocupação, na luta pelo direito à moradia digna.”

COMO CHEGAR AO LOCAL:
O terreno fica no Jardim Nova Mauá, atrás dos prédios da CDHU. Seguir pela estrada Adutora do Rio Claro, entrar a esquerda depois do comércio Lajes Nova Mauá.