Dois protestos denunciaram a privatização da Cesp (Companhia Energética de São Paulo) nesse dia 24 de março. O leilão da terceira maior empresa de energia do país estava inicialmente marcado para ocorrer nesse dia 26, quarta-feira.

No município de Porto Primavera, extremo-oeste do estado paulista, região do Pontal do Paranapanema, cerca de 500 manifestantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) bloquearam a rodovia Arlindo Bétio, que dá acesso à hidrelétrica Sérgio Motta, administrada pela estatal.

Os manifestantes impediram a passagem de veículos na estrada por seis horas, realizando posteriormente um protesto num terreno em frente ao acesso à hidrelétrica.

Já em Castilho, noroeste do estado, na divisa com Mato Grosso do Sul, o Sinergia (Sindicato dos Energéticos do Estado) bloqueou a rodovia que dá acesso à hidrelétrica Engenheiro Souza Dias, mais conhecida como Jupiá. A concessão da hidrelétrica de Jupiá, assim como a da hidrelétrica de Ilha de Solteira, se encerra em 2015. O governo Lula estuda uma forma de renovar as concessões para permitir que Serra leve adiante seu projeto de privatizar a Cesp.

A empresa administra hoje seis hidrelétricas e é responsável por 60% da energia gerada no estado.