No último dia 28, movimentos populares de luta por moradia realizaram uma jornada nacional de luta e ocupações em todo o país. As mobilizações reuniram movimentos em nove estados e contaram com a participação do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Must (Movimento Urbano dos Sem Teto), Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB), além de vários outros.

Além de moradia, os movimentos reivindicavam uma política pública de habitação popular, além de serviços públicos básicos como educação, creche, transporte e emprego. No estado de São Paulo, o MTST realizou ocupações em Campinas, Mauá e Embu das Artes. Em São José dos Campos, sem-tetos do Pinheirinho, sob a liderança do Must, realizaram uma passeata que reuniu cerca de 600 pessoas no centro da cidade. O protesto reuniu bairros da cidade que sofrem ameaça de despejo pela prefeitura da cidade.

Os movimentos também divulgaram um manifesto em que criticam a política neoliberal do governo Lula e cobram soluções para os graves problemas urbanos. “Uma Política de Reforma Urbana que tenha como prioridade os interesses populares nunca foi agenda de nenhum governo e Lula apenas aprofundou este caminho, que mata pela violência, pela fome, pelo cansaço, pela enchente, pela falta de habitação, etc”, afirma um trecho do manifesto.

Repressão
O MTST denuncia a repressão por parte das polícias, principalmente em Campinas e Embu das Artes. Em Campinas, a PM não quer negociar e o proprietário da área ocupada está tentando obter a liminar de reintegração de posse. Já em Embu das Artes, a prefeitura mobilizou a guarda municipal, que bloqueou os acessos à área ocupada.

Post author da redação
Publication Date