Portão do prédio foi lacrado pelos policiais
Matheus Birkut

Na madrugada do dia 25 de janeiro, cerca de 80 pessoas, na sua maioria famílias com crianças, ocuparam um prédio da saúde pública federal, abandonado há tempos. A ocupação foi feita por iniciativa do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM).
Ainda durante a madrugada, a polícia tentou reprimir a manifestação. Policiais armados tentaram invadir o prédio e, na seqüência, o cercaram, impedindo a entrada ou saída de qualquer pessoal.

Os policiais, contudo, tiveram que recuar — no momento em que escrevíamos esta nota, apenas alguns policiais vigiavam a entrada do prédio —, principalmente devido ao apoio de diversas entidades que fazem parte da rede No Vox (os “sem voz”). A rede congrega entidades da Índia, como Os intocáveis e várias organizações européias que atuam em diferentes movimentos sociais (sem-tetos, desempregados etc) e está realizando um encontro durante os dias que antecedem o FSM.

Ocupação semelhante já havia sido realizada no último Fórum Social Mundial com o objetivo de dar visibilidade para a luta dos chamados “despossuídos” de todo o mundo. Diante do fato de que absolutamente nada mudou de 2003 para cá, os manifestantes e particularmente aqueles que ocuparam o prédio público pretendem manter a ocupação e iniciaram negociações com o INSS. Uma assembléia foi convocada para o noite desta terça-feira.