Durante o CONEG ocorreu o lançamento do Movimento Ruptura Socialista. No ato estiveram presentes 114 estudantes de nove estados e contou com a presença de José Maria de Almeida, ex-candidato a Presidência pelo PSTU. “A juventude se levanta hoje contra a Guerra de Bush ao Iraque e a recolonização da América Latina através da Alca e da dívida externa. Mais do que nunca a juventude deve estar à frente dessas lutas, mantendo de pé a bandeira da Revolução, e da construção de uma sociedade socialista”, afirmou Zé Maria na abertura do ato.

Wilson H. da Silva, da Secretaria de Negros e Negras do PSTU, saudou o surgimento do MRS e levantou como desafio “que o movimento defenda sempre a luta contra a opressão de negros, mulheres e homossexuais”, lembrando que a luta contra o racismo e a opressão é necessariamente uma luta contra o capitalismo.

Hermano Melo, primeiro-secretário da UNE, falou do perfil e desafios do MRS: “Nosso movimento é herdeiro das lutas da juventude contra o neoliberalismo. Por isso não vamos admitir que Lula dê continuidade às reformas de FHC. Somos pela luta sem tréguas contra o imperialismo. Defendemos a unidade com os trabalhadores contra a burguesia e afirmamos que só através da ação direta podemos vencer”.

Eduardo Xuxu, estudante da UFRJ e diretor da UNE, falou da construção do MSR: “Agora é a hora de lançar nosso movimento em todos os estados, promovendo debates, atos, plenárias e festas, para esquentar os motores para a disputa do congresso da UNE . Mãos à obra companheiros!”.

Entre em contato com o Movimento Ruptura Socialista
[email protected]

Post author da redação
Publication Date