Mais de 400 pessoas participaram da Plenária Nacional “O desafio de construir um novo partido” realizada no dia 8, durante o Fórum Social Brasileiro. Estavam na mesa Júlio Figueiredo, do movimento Reage PT (RJ), José Domingues, dirigente do movimento docente, o vereador Lázaro, de Florianópolis (SC) e do Movimento Iniciativa Socialista, e Zé Maria, do PSTU.

Zé Maria iniciou saudando a revolução boliviana que derrubou o “Gringo”, dizendo que o Brasil poderá enfrentar uma situação parecida, e que é fundamental organizar desde já uma nova alternativa de direção para a classe trabalhadora.

Zé Maria também lamentou a ausência das correntes dos deputados radicais, que decidiram não participar da plenária: “Queremos um movimento amplo que permita realizar o debate democrático sobre programa e funcionamento com todos (…) Não queremos construir nenhum novo PT, que só dá importância ao calendário eleitoral. Queremos construir um movimento pelo novo partido a partir das lutas sociais”.

Os deputados radicais não aceitaram conformar um movimento unitário por um novo partido, que, após ampla discussão na base, definisse num encontro nacional a forma de funcionamento, programa e concepção de um novo partido. Luciana Genro e Babá querem a legalização imediata de uma nova legenda.
Post author Mariúcha Fontana,
da redação
Publication Date