O Fórum Estadual de Mobilização do Rio Grande do Norte está na reta final dos preparativos para o Dia Nacional de Mobilização. A atividade principal será uma passeata que sairá às 8h no Hospital Universitário. A escolha do local é simbólica, pois o governo está tentando privatizar o hospital, transformando-o numa Fundação.

Haverá uma caminhada até a Assembléia Legislativa, passando por vários locais de trabalho e pelas principais ruas do centro de Natal. A mobilização cresce e toma corpo.

A mobilização está mais forte entre setores do funcionalismo. Os professores da rede estadual aprovaram, em assembléia, a paralisação no dia 23. A proposta foi apresentada pela oposição, contra a diretoria do sindicato, que defende o governo.

No setor da saúde, vão parar servidores municipais e estaduais dos principais hospitais e agentes de saúde da capital e do interior. Também haverá paralisação dos servidores do INSS, da Delegacia Regional do Trabalho, do Ibama, do Incra, da Funasa, de funcionários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Huol e do BB.

Alguns setores que estão em greve, atualmente, no Estado, estão discutindo a participação nas atividades do Fórum. Além do Ibama, também estão parados os servidores do Judiciário e da Universidade Estadual.

Houve uma tentativa de realização de ato unificado com a CUT, mas a central não esteve presente em nenhuma reunião do Fórum. A mesma postura teve a Corrente Sindical Classista (CSC), ligada ao PCdoB. As duas organizações farão um ato separado, na parte da tarde.