Cartaz de divulgação

Nos dias 21 a 24 de abril, Zé Maria estará em Minas Gerais, onde visita várias cidades. Na capital Belo Horizonte, um ato no dia 22, quinta-feira, a candidatura de Vanessa Portugal ao governo do Estado também será apresentada a dirigentes sindicais, estudantis e dos movimentos sociais. O evento será às 18h30, no Sindred, que fica na avenida Amazonas, 491, 10º andar. Haverá uma confraternização após o ato político.

No início da manhã, Zé Maria visitará algumas redações de jornais locais. Logo após, ele participa de reuniões com os movimentos estudantil e sindical.

Quem é Vanessa Portugal
Vanessa tem 38 anos e é formada em Biologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, trabalha como professora das redes municipais de ensino de Belo Horizonte e Betim, além de atuar no Sindicato dos professores da rede municipal (Sindrede). Ingressou no PSTU em 1997 e já concorreu à prefeitura de Belo Horizonte em 2004 e 2008.

Em Minas Gerais, está se configurando uma disputa entre Antônio Anastasia (PSDB) e Helio Costa (PMDB). O PT, provavelmente, apoiará Costa. Assim, Vanessa se apresenta como uma alternativa dos trabalhadores e para os trabalhadores, contra os ataque que sofrem há anos pelos representantes dos patrões, expressos nestas duas candidaturas.

Esta mesma direita é responsável pelos saques das riquezas de Minas, pela destruição ambiental e pela superexploração desumana aos trabalhadores das empresas metalúrgicas e mineradoras, principalmente a Vale, a CSN e a Usiminas.

Zé Maria
Além de BH, Zé Maria visita outras cinco cidades mineiras: Mariana, São João del Rei, Congonhas, Itabira e Itajubá (veja programação no fim da matéria).

A ida do pré-candidato do PSTU a Minas coincide com a data em que foi morto Tiradentes, conhecido como mártir da Inconfidência Mineira, um símbolo da luta contra a colonização. Hoje, séculos depois, ainda é necessário lutar pela independência. A candidatura de Zé Maria pretende ser um instrumento para defender a libertação dos trabalhadores e a transformação desta sociedade que explora em outra socialista.

PROGRAMAÇÃO

Dia 21, quarta-feira:
11h – Mariana pela manhã
16h – São João del Rei à tarde

Dia 22, quinta-feira:
9h – Jornal o Tempo
11h – Reunião com estudantes na UFMG
16h30 – Jornal Hoje em Dia
19h – Apresentação das pré-candidaturas no Sindred
21h – Confraternização

Dia 23, sexta-feira
15h30 – Jornal O Estado de Minas
19h – Posse de delegados do Sindeess

Dia 24, sábado
9h – Itajubá

Atualizada em 20/4/2010, às 21h17