“Alca e militarização das Américas” foi o tema da oficina que reuniu mais de 150 pessoas neste sábado, 25 de janeiro, na PUC. Alexis Ponce (Assembléia Permanente de Direitos Humanos – Equador), Américo Gomes (PSTU-Brasil) e Victor Hugo Porto Carrero (Movimiento Al Socialismo – Equador) falaram sobre o projeto de controle militar que vem sendo imposto pelos Estados Unidos na América Latina.

Um dos pontos altos do debate foi sobre Venezuela, que hoje sofre ameaça de golpe militar impulsionado pela direita pró-imperialista do país. Os palestrantes levantaram também a questão da reorganização dos movimentos sociais e a resistência dos trabalhadores latino-americanos.

Américo destacou que o governo Lula caminha no sentido oposto do combate aos planos militares do imperialismo, quando se nega a enfrentar a concessão da base de Alcântara para a administração do Exército norte-americano e busca cumprir o papel de mediador entre Venezuela e Estados Unidos.

Américo também ressaltou que a militarização é um projeto vinculado à recolonização da América Latina: “ou se rompe com a Alca ou se ampliará o controle militar do continente pelo imperialismo.” Disse ainda que a resistência dos povos latino-americanos coloca para o imperialismo a necessidade da intervenção militar. E concluiu afirmando categoricamente que “ou avançamos num processo revolucionário ou estaremos reduzidos à colônias”.