O jovem operário e militante do PSTU, Adilson Duarte
PSTU-PA

Camarada Adilson estará presente enquanto houver mulheres e homens que lutam pelo socialismo e pela revoluçãoO Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) manifesta seu pesar e sua solidariedade à família e aos amigos do jovem operário, Adilson Duarte Monte, 25 anos, que faleceu neste domingo na Ilha de Cotijuba, região das ilhas de Belém.

Militante do partido desde 2006, Adilson ingressou no PSTU quando ainda era estudante da Universidade do Estado (UEPA). Apesar de não falar muito, dificilmente via-se Adilson de mau humor, ou indisposto a cumprir qualquer tarefa, fosse no trabalho ou na militância.

“Harry Potter”, como era conhecido no canteiro de obra da construção civil, foi vitimado por uma tragédia: afogou-se nas águas escuras da praia do “Vai-quem-quer”. Mas infelizmente essa era uma tragédia anunciada, o local é conhecido pelos diversos casos de afogamento, assim como acontece em vários balneários da capital e do interior paraense.

Mesmo já tendo ocorrido a morte de vários banhistas no local, no momento do ocorrido não havia nenhum guarda-vida presente. Apenas depois de vários minutos foi encontrado um agente do corpo de bombeiros, que informou que nada poderia fazer, pois não dispunha de nenhum tipo de equipamento de resgate. Durante cerca de uma hora, amigos e ribeirinhos fizeram buscas por conta própria até encontrá-lo já morto.

Nossa imensa dor pela perda de um grande camarada mistura-se com a indignação pela falta de ação das autoridades para impedir que tragédias como esta sigam ocorrendo e cobramos providências da prefeitura e do governo do estado, para que menos famílias tenham que chorar a perda de jovens e trabalhadores que vão às nossas praias em busca de lazer.

Adilson tinha um sonho, um sonho de construir um futuro justo e humano, em que as pessoas pudessem viver plenamente, uma sociedade socialista. E a morte de um camarada é um peso desumano pra carregar nos ombros. Alguém que compartilha sonhos e luta pelo mesmo propósito, torna-se parte de todos nós.

Camarada Adilson estará presente enquanto houver mulheres e homens que lutam pelo socialismo e pela revolução!

Belém, 06 de Janeiro de 2013

Diretório Municipal de Belém
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado