Na fábrica Trelleborg, desconto em folha já foi aprovado em assembleiaO Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, filiado à Conlutas, inicia na próxima semana uma campanha com os trabalhadores da categoria para doação de 1% de seus salários para o povo haitiano. O dinheiro arrecadado será usado para a reconstrução das organizações operárias e ajuda direta aos trabalhadores.

O cronograma de assembleias deve começar a ser definido na próxima semana, mas no dia 27 de janeiro, os metalúrgicos da fábrica Trelleborg, em São José dos Campos, já aprovaram, por unanimidade, o desconto em folha. Foram realizadas assembléias nos dois turnos, inclusive com pessoal administrativo.

O dinheiro será enviado, em caráter de solidariedade de classe, à central sindical e popular do Haiti, Batay Ouvriey (Batalha Operária). A campanha do Sindicato acontece simultaneamente à realizada pela Conlutas, também em favor da classe trabalhadora. Uma conta bancária foi aberta exclusivamente para receber doações: Banco do Brasil, agência 4223-4, conta corrente 8844-7, em nome de Coordenação Haiti. Fruto de doação das entidades filiadas, até agora, já foram arrecadados R$ 150 mil.

“As organizações de trabalhadores precisam, urgentemente, de ajuda. Somos entidades irmãs e o dinheiro arrecadado nesta campanha será usado para socorrer trabalhadores e entidades haitianos. Não podemos contar com a ajuda que está sendo controlada por entidades governamentais e pela ONU, que já são alvo de denúncias de não estarem chegando às mãos dos haitianos”, afirma o diretor José Donizetti de Almeida.

“Os metalúrgicos têm tradição de solidariedade de classe e temos confiança que esse debate será vitorioso em toda a categoria em favor dos companheiros do Haiti, como já ocorreu na Trelleborg”, concluiu.