Palestra mostra reflexos da crise econômica para trabalhadores e é promovido pelo Sindicato dos MetalúrgicosO professor doutor em Sociologia, José Welmowicki, ministra nesta quarta-feira, dia 22, a palestra “A crise econômica e suas conseqüências para os trabalhadores”. A palestra acontecerá na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, a partir das 18h30.

Com o evento, o Sindicato quer mostrar qual a real dimensão da atual crise econômica mundial e como os trabalhadores podem ser afetados.

Um primeiro sinal já sentido pelos metalúrgicos da região é a adoção de férias coletivas e Programa de Demissão Voluntária (PDV), anunciados pela General Motors. A montadora alegou necessidade de reduzir a produção devido à diminuição de exportação para a África do Sul e México, como reflexo da crise econômica mundial.

O palestrante José Welmowicki é editor da Revista Marxismo Vivo, do Correio Internacional e professor universitário de Sociologia. Em 1978, foi preso pelo regime militar por participar da organização do movimento Convergência Socialista. Na década de 80, participou do processo de organização de oposições sindicais no Rio de Janeiro e em São Paulo. É autor do livro “Cidadania ou Classe – O Movimento Operário da Década de 80”.

A sede do Sindicato fica na Rua Maurício Diamante, 65, no Centro de São José dos Campos.

LEIA TAMBÉM

  • [17/10] Metalúrgicos da GM param novamente produção em São José e pedem estabilidade