Na manhã desta quinta-feira (31), segundo informações da imprensa local, cerca de 5 mil trabalhadores da indústria metalúrgica de Niterói (RJ), em greve, realizaram uma passeata pela Campanha Salarial 2012. A categoria decidiu pela paralisação em assembleia realizada nesta quarta-feira (30).

O membro da Oposição ao Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí, Paulo Martins, informou que a base passou por cima da diretoria do Sindicato que não queria a greve. “O sindicato não mobilizou a categoria, e pouco fez nesse período de negociação, isso gerou a revolta dos trabalhadores, que cansaram de tanta enrolação”, enfatizou Martins.

Paulo Martins, é integrante da Chapa 3, que tem como um dos apoiadores a CSP-Conlutas.

A passeata percorreu diversos estaleiros de Niterói com destino ao Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí para buscar uma resposta por parte de quem os representa. “Nós da oposição, pedimos carro de som para outros sindicatos, para mobilizar a categoria, passamos nos estaleiros e fizemos uma passeata até o Sindicato. Entretanto, encontramos o local fechado. Nesse momento os trabalhadores se sentiram traídos pela diretoria”, disse.

Segundo Martins, alguns membros da diretoria se encontravam no Sindicato, dois diretores chegaram a falar no carro de som, mas foram vaiados. “Realizamos uma assembleia em frente ao local no qual decidimos montar um Comando de Greve, o Sindicato será notificado e vamos reivindicar que o Comando participe das negociações com a empresa”, disse.

Às 9h, desta sexta-feira (1°), será realizada uma nova assembleia para definir os rumos do movimento. Às 14h, haverá uma passeata rumo o sindicato patronal, o Sinaval (Sindicato Nacional da Industria e Reparação Naval), para tentar buscar negociação.

Repressão
Segundo Martins, houve um começo de confusão, pois um membro do sindicato teria feito uma provocação a um dos metalúrgicos, que revidou e foi apartado por outro companheiro. A polícia agiu com truculência contra os trabalhadores. Dois deles acabaram detidos, um deles já foi solto, o segundo está aguardando para ser liberado.

Reivindicações
As reivindicações da categoria são o aumento salarial de 16%, aumento no valor do vale refeição de R$140 para R$ 350, que se igualaria ao valor pago em São Gonçalo, maior segurança no ambiente de trabalho, plano de saúde com descontos simbólicos em folha e inclusão no Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A empresa apresentou até o momento 7,5% de reajuste.

Todo apoio à greve
A CSP-Conlutas através dos seus militantes prestam total solidariedade à greve dos metalúrgicos de Niterói e Itaboraí. Os trabalhadores corretamente tomaram o caminho da luta e com certeza essa é a melhor forma de conquistar suas reivindicações.