Aconteceu nesta quinta, 8, pela manhã, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, uma reunião de importância histórica. Representantes da categoria metalúrgica de todo o país decidiram se unir na convocação de uma paralisação nacional dos metalúrgicos para o dia 29 de setembro.

Trata-se, como diz a nota aprovada na reunião, do primeiro passo dado pelos metalúrgicos, numa jornada que precisa tomar conta do país, contra a reforma da Previdência, a reforma trabalhista, o desemprego e a terceirização.

É um primeiro passo, que aponta para a unidade de toda a classe trabalhadora.

Neste sentido, os metalúrgicos apelam a todas as organizações dos trabalhadores para transformar o dia 29 de setembro num dia de greve geral.

Este é o caminho, não só para defender a aposentadoria e nossos direitos, mas também para lutar de forma mais eficaz contra o governo Temer, pra botar pra fora este governo e esse Congresso Nacional cheio de corruptos

Veja abaixo a nota aprovada na reunião e as entidades presentes:

Unidade de ação metalúrgica em defesa dos direitos e da aposentadoria
29 de setembro: Paralisação nacional dos metalúrgicos, rumo à Greve Geral

Mais uma vez, empresários, banqueiros e governos querem jogar a crise da economia nas costas da classe trabalhadora. Quando a economia cresce, os lucros ficam com as grandes empresas e os bancos. Quando vem a crise, ela é atirada nas costas dos trabalhadores: é sobre nós que recai o desemprego, a eliminação de direitos, o arrocho dos salários.

Chegou a hora de dizer Basta!

Não aceitaremos as mudanças na Previdência Social que vêm sendo anunciadas pelo governo federal. Nem as mudanças que querem fazer nas leis trabalhistas, fazendo prevalecer o negociado sobre o legislado, novos tipos de contrato de trabalho, a eliminação de direitos. Precisamos de mais direitos e não menos.

O Brasil precisa acabar com a terceirização e não generalizá-la como pretende o governo e o PLC 30/15. Queremos emprego decente, redução da jornada de trabalho sem redução salarial, para gerar mais empregos, manutenção da NR12.

Chega de dinheiro para banqueiros, queremos saúde, educação, moradia e transporte público de qualidade para os trabalhadores e a população. É preciso pôr um fim a esta política econômica que só atende os interesses dos bancos e grandes empresas.

O caminho para que prevaleçam os interesses da classe trabalhadora é a luta.

Sindicatos de metalúrgicos de todo o país, reunidos nesta quinta-feira, 8 de setembro, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, convocam a categoria a lutar em todo o país para barrar estes ataques. Já fizemos sacrifícios demais. Agora chega. Cortar direitos não gera empregos.

Nunca conquistamos nada sem lutar. Não vai ser diferente agora. Afirmamos de forma categórica: Lutaremos contra qualquer governo que ataque os nossos direitos!

Os metalúrgicos darão um primeiro passo, com uma paralisação nacional no dia 29 de setembro. Conclamamos à unidade nesta luta todas as Centrais Sindicais, Confederações, Federações e sindicatos de trabalhadores de todo o país. Vamos unir todos e todas rumo à Greve Geral para fazer ouvir a nossa voz e valer os nossos direitos.

– EM DEFESA DA APOSENTADORIA, CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA!

– EM DEFESA DOS DIREITOS TRABALHISTAS!

– CONTRA O DESEMPREGO E A TERCEIRIZAÇÃO!

– SAÚDE, EDUCAÇÃO, MORADIA E TRANSPORTE DIGNO PARA TODOS!

– CONTRA O DESMONTE DA JUSTIÇA DO TRABALHO!

– REDUÇÃO DA TAXA DE JUROS (SELIC)!

São Paulo, 8 de setembro de 2016

Sindicato dos Matalurgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes/SP

Sindicato dos Metalurgicos do ABC/SP

Sindicato dos Metalurgicos de São José dos Campos e região/SP

Sindicato dos Metalurgicos de Campinas/SP

Sindicato dos Metalurgicos de Curitiba/PR

Sindicato dos Metalurgicos de Gravatai/RS

Sindicato dos Metalurgicos de Osasco/SP

Sindicato dos Metalurgicos de Catalão/GO

Sindicato dos Metalurgicos de Volta Redonda e Rezende/RJ

Sindicato dos Metalurgicos de São Caetano do Sul/SP

Sindicato dos Metalurgicos de Pirapora/MG

Sindicato dos Metalurgicos de Santos/SP

Sindicato dos Metalurgicos de Santo Andre/SP

Sindicato dos Metalurgicos de Guarulhos/SP

Sindicato dos Metalurgicos de Jundiaí/SP

Federação Sindical e Democrática dos Metalurgicos de Minas Gerais/CSP-Conlutas

Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalurgicas de São Paulo/Força Sindical

Federação Estadual dos Metalurgicos da CUT/SP

Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalurgicos/Força Sindical

Confederação Nacional dos Metalurgicos/CUT