Empresa de Jacareí (SP) foi tema de reportagem do Jornal da Globo, nesta quarta, 21A Schrader Bridgeport Brasil, empresa de autopeças, em Jacareí (SP), está coagindo seus trabalhadores a aceitarem a proposta de redução de jornada com redução de salário. Diante disso, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região, filiado à Conlutas, entra neste dia 21, com uma representação no Ministério Público do Trabalho, denunciando a Schrader por assédio moral institucional.

A empresa propôs a redução de 20% do salário e um dia a menos de trabalho por semana, sem a aprovação do Sindicato. Os trabalhadores vêm sendo pressionados, há cerca de uma semana, a assinar acordo individual e a aderir a abaixo-assinado preparado pela empresa – o que é proibido por lei, já que redução de salários refere-se à matéria coletiva e só pode ocorrer mediante acordo com o Sindicato.

Segundo o advogado do Sindicato, Aristeu César Pinto Neto, o assédio moral compromete a livre vontade do trabalhador. Juridicamente, é chamado de “vício de vontade”.

“O que a Schrader está fazendo é vergonhoso. Não vamos aceitar este assédio moral sobre os trabalhadores”, afirma o diretor do Sindicato, José Mendonça.

O Sindicato dos Metalúrgicos é contra a redução de direitos e de salários, por considerar que esta estratégia não garante empregos e beneficia apenas os empresários. Desde o ano passado, a entidade promove uma campanha para exigir estabilidade no emprego e redução da jornada de trabalho sem redução de salários e sem banco de horas.

“Vamos dizer não a todas as propostas de redução de direitos e de salários. Está claro que este tipo de proposta beneficia unicamente os patrões e não representa estabilidade no emprego para os trabalhadores”, afirma Mendonça.