O Opinião Socialista 142 é o último jornal deste ano. Durante 2002 nos esforçamos para oferecer aos ativistas do movimento operário, popular e estudantil deste país um jornal a altura dos grandes acontecimentos, debates e desafios enfrentados pela classe trabalhadora, que expressasse uma clara tomada de posição do ponto de vista do marxismo revolucionário e do internacionalismo proletário.
Nos alegramos, em particular, de fazer do Opinião Socialista mais um palanque para a divulgação e organização da grande campanha e do Plebiscito sobre a Alca, que recolheu mais de 10 milhões de votos contra a criação deste Acordo para Legalizar a Colonização da América Latina.
Por outro lado, é para nós motivo de orgulho ter conseguido sustentar nas páginas do Opinião Socialista durante toda a campanha eleitoral uma polêmica pública com a candidatura de Lula, o programa e as alianças do Partido dos Trabalhadores e fazer deste jornal o porta-voz da candidatura de Zé Maria à Presidência da República, da defesa de um programa anti-capitalista para o país e da independência de classe dos trabalhadores.
Também não podemos esquecer o espaço reservado para as lutas dos trabalhadores do campo e da cidade e as campanhas que divulgamos em defesa de inúmeras greves, manifestações e ocupações de terra.
Esperamos ter cumprido com o dever de colocar em primeiro plano a luta contra o imperialismo, em particular o norte-americano, seja no que diz respeito à sua política de recolonização, à luta contra a agressão militar sobre o Afeganistão e agora contra o Iraque e em divulgar as lutas dos trabalhadores e dos povos oprimidos desde a Argentina até a Palestina.
Em 2003 teremos novos e grandes desafios. O maior e mais importante deles será, com certeza, expressar de maneira clara e objetiva nossas análises, caracterizações e políticas sobre o governo Lula, no sentido de “explicar pacientemente“ à classe trabalhadora o verdadeiro significado deste governo de conciliação de classes, que se propõe a administrar a crise dos planos neoliberais e os negócios da burguesia e levantar a necessidade de que os trabalhadores preparem uma “primeira onda“ de lutas para exigir o cumprimento de suas reivindicações.
Por fim, estaremos de volta com o primeiro número do Opinião Socialista em 2003, na segunda quinzena de janeiro. O OS 143 refletirá as análises e políticas do PSTU diante das primeiras medidas do governo Lula e nossas posições sobre o 3º Fórum Social Mundial em Porto Alegre.

Boas festas e feliz ano novo!

Post author Redação
Publication Date