Apresentador da TV Cultura e criador do repórter Ernesto Varela publica texto em apoio aos bancários em seu blog(Publicado no blog marcelotas.blog.uol.com.br)

“Crianças,

Vocês que me conhecem há algum tempo sabem, sou rapaz moderado, tolerante, buscador de consenso e cumpridor dos meus deveres. Ou seja, uma pessoa quase acomodada com o sistema, quase de direita, como se dizia antigamente.

Mas quero deixar aqui registrado meu apoio total aos bancários em greve. Este apoio tem um componente altruísta e outro egoísta.

Para o apoio altruístra, a razão é óbvia. Os caras que garfam os maiores lucros da história do Brasil, os banqueiros, tem que pagar bem seus funcionários. O que não fazem. Por isso, são banqueiros. A tática deles é muito simples. Arrancam o couro dos clientes com os maiores juros do planeta. Somado a toda sorte de pilantragenzinha, concursos, taxinhas escondidas no extrato… Arrancam o couro dos funcionários com péssimos salários e demissões em massa. Obrigando todos a uma carga desumana de trabalho.

O gerente de banco hoje virou office boy, telefonista, moça do cafezinho, caixa, preenchedor de fichas, digitador de novas contas e ainda tem que engolir os sapos depositados sobre sua mesa por clientes insatisfeitos e raivosos.

A minha razão egoísta é que não quero mais ficar em fila no banco. Com a demissão de funcionários em massa, os bancos explodindo de lucros, deixam um ou no máximo dois seres atrás dos caixas. Enquanto isso, sobra dinheiro para gastar em muuuuuuuuuita publicidade para deixar eles bem na fita com o povo. Uma vergonha.

Camaradas bancários, desta vez, vocês estão cobertos de razão. Não deve ser difícil para manter as agências fechadas. A violência com que os clientes são barrados pelas porta giratórias favorecem o piquete. Não esmoreçam. Levem esta greve até o fim.

Contem com meu apoio.“

FALE COM O TAS: [email protected]
leio todos, respondo na velocidade do possível).

Marcelo Tas é diretor, apresentador e roteirista de TV. Participou da criação de alguns programas inovadores na televisão brasileira. Entre eles: “Rá-Tim-Bum“ e “Castelo Rá-Tim-Bum” na TV Cultura de São Paulo e “Programa Legal“, na TV Globo.

Tas é um dos membros fundadores da produtora independente “Olhar Eletrônico”, pioneira na renovação da linguagem televisiva dos anos 80 – onde ele dirigiu e interpretou o repórter ficcional “Ernesto Varela”.

Atualmente, Tas apresenta o programa “Vitrine”, na TV Cultura de S. Paulo, o primeiro a tratar da internet e das novas mídias em TV aberta no Brasil.

Marcelo já foi agraciado com vários prêmios no Brasil e exterior. Entre eles, a bolsa para cinema e TV da Rockfeller McArthur Foundation e também com o prestigioso Fulbright Scholarship Award, ambos dos Estados Unidos.