Na noite de 10 de setembro aconteceu em Ribeirão Preto o lançamento do manifesto que chama um movimento por um novo partido que unifique a esquerda revolucionária no Brasil. O evento ocorreu às 20 horas na Câmara Municipal, com um público de 60 pessoas, e contou com a presença do presidente nacional do PSTU, José Maria de Almeida.

O lançamento abrangeu as cidades da região, o que se observou pelas presenças de ativistas de São Simão, Batatais, São Joaquim da Barra e Taquaritinga. Além destes, vários militantes de Ribeirão, alguns ex-petistas e uma participação importante de lideranças da greve dos servidores públicos federais.

Os participantes se mostraram empolgados com a idéia de um movimento por um novo partido socialista e com a necessidade de discussões na base. Os presentes estavam dispostos a discutir programa. Muitas perguntas foram sobre como seria o processo revolucionário e sobre o conteúdo do socialismo.

Sobre isso, Zé Maria critica os radicais do PT dizendo que “não podemos improvisar um partido. Só construiremos um partido que não repita os mesmos erros do PT se houver discussões na base da militância”.