Articulação de Esquerda não reconhece vitória da chapa da Conlute nas eleições da Universidade Rural, no Rio de Janeiro“Nos dias 5, 6 e 7 de abril ocorreram as eleições do DCE UFRRJ (Rural). O DCE era dirigido há três anos pela corrente Articulação de Esquerda (AE / PT) que fazia dessa entidade um ponto de apoio para a defesa do governo Lula e da atual reitoria. O DCE sofria de uma profunda paralisia e grande desgaste entre os estudantes.

Por isso, estudantes independentes e ligados à CONLUTE construíram uma chapa de oposição com um programa de luta para derrotar a Reforma Universitária de Lula e FMI, abrir o debate na base sobre a ruptura com a UNE e construir e fortalecer a Conlute.

A chapa de oposição foi a grande vitoriosa desse processo com 715 votos enquanto a chapa da AE obteve 706. As urnas foram todas apuradas, sendo o resultado reconhecido por todos e a ata da eleição foi feita, contando com a assinatura de toda a comissão eleitoral, inclusive com as dos representantes da chapa ligada à AE.

A chapa vitoriosa se colocou à disposição para qualquer recontagem dos votos no momento da apuração, hipótese que foi rejeitada pela chapa de situação.

Articulação de Esquerda tenta dar golpe

De forma surpreendente, no dia 11 de abril (quatro dias após a apuração e depois do final de semana) a Articulação de Esquerda (AE) fez toda uma movimentação para não reconhecer o processo e pediu recontagem dos votos.

No entanto, as urnas ficaram ao longo de todo final de semana com os militantes da AE que faziam parte da comissão eleitoral, o que claramente acaba com a integridade das urnas e transforma qualquer tentativa de recontagem em um golpe contra a vontade dos estudantes que participaram das eleições.

Amanhã, dia 14 de abril, haverá um Conselho de Centros Acadêmicos para dar posse à gestão eleita do DCE, e a AE ameaça levar esta discussão ao Conselho. Acreditamos que isso é um grave erro, que ameaça a unidade do movimento estudantil e do próprio DCE da UFRRJ.

É uma pena que a AE venha em processo de abandono da luta contra a reforma universitária em nome da defesa do governo e das entidades governistas como a UNE e a CUT. Esse processo político se reflete também em seus métodos, como a chapa que fecharam com o PP (de Severino Cavalcante e Paulo Maluf) no Congresso da União Catarinense de Estudantes, e agora esta postura na Rural do Rio de Janeiro.

Chamamos a todos os estudantes, entidades e setores combativos do movimento estudantil a repudiar esta tentativa de golpe e reconhecer a legitimidade da nova gestão do DCE UFRRJ, mais novo membro da CONLUTE.“