Contra a 9ª rodada de leilões do governo Lula e da ANP: ocupação da Agência Nacional do Petróleo exige o fim dos leilões e a defesa da soberania nacional, pela nacionalização do petróleo e do gás!A sede da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no Rio de Janeiro (RJ), está ocupada neste momento por trabalhadores, principalmente petroleiros. Eles protestam contra o leilão de 271 blocos de áreas para exploração de petróleo e de gás. Abaixo, publicamos o manifesto dos movimentos que participam da ocupação. Estão garantindo o protesto, até este momento, Conlutas, MST, FUP, FNP, CUT, Federação Internacional dos Trabalhadores Sem-Teto, Sindipetro-SE/AL, Sindipetro-RJ, Sindipetro Unificado SP, Sindipetro-PR, PSTU e PCB.

No dia 7 de novembro, o governo Lula anunciou a descoberta de mais um campo de reservas de petróleo e de gás na costa litorânea santista. Com esta nova descoberta, o Brasil deixa o 17º lugar na produção mundial de hidrocarbonetos e passa para o 12º lugar. Nossas reservas podem superar os 20 milhões de barris. No entanto, o governo já deixou claro que o aumento de nossas reservas energéticas não é para melhorar a vida de nosso povo, mas para aumentar a exportação, reduzir a crise energética dos Estados Unidos e garantir o lucro das multinacionais do petróleo.

Lula, assim como FHC, segue entregando nossas riquezas naturais ao capital internacional. Só a Petrobras, empresa construída como o dinheiro do povo brasileiro, pode garantir este tipo de descoberta. As empresas multinacionais jamais arriscariam tal investimento, mas pretendem garantir seus lucros a partir do nosso dinheiro e nosso investimento em pesquisa e profissionais qualificados.

A crise energética, que estava prevista para 2010, já chegou. O preço do barril de petróleo já está próximo dos 100 dólares na bolsa de Nova Iorque, uma vez que as reservas mundiais se esgotam pelo alto consumo dos Estados Unidos e da China. As nossas reservas poderiam garantir não só a nossa soberania, mas também o nosso consumo interno e os preços reduzidos. Porém, hoje, o governo Lula não só mantém a Lei do Petróleo de FHC (1977) que acabou com o monopólio estatal na extração e exploração, mas também está leiloando mais 271 campos de petróleo e gás. A 9ª Rodada de Licitação, que ocorre na Barra da Tijuca, pretende entregar às multinacionais as nossas riquezas e o nosso futuro.

Por tudo isso, estamos ocupando a Agência Nacional de Petróleo para exigir do governo:

  • revogação da Lei do Petróleo, instituída por FHC em 1977;
  • entrega em mãos do Sr. Haroldo Lima do Manifesto das entidades, dos trabalhadores e do povo exigindo o fim do Leilão;
  • nacionalização do Petróleo e do gás;

    Soberania já! Em defesa de nossas riquezas naturais!

    A ocupação está ocorrendo neste momento e está sendo feita por Conlutas, MST, FUP, FNP, CUT, Federação Internacional dos Trabalhadores Sem-Teto, Sindipetro-SE/AL, Sindipetro-RJ, Sindipetro Unificado SP, Sindipetro-PR, PSTU e PCB.

    Telefones Contato:
    Gualberto Tinoco (Coordenador do Sepe-RJ/Conlutas) – (21) 9977 9834

    Clarckson Araújo (Sindipetro-SE-AL/Conlutas) – (79) 9982 1602

    Tatianny Araújo (Secretária da Conlutas-RJ) – (21) 2509 1856 / (21) 9446 2247. E-mail: [email protected]