Manifestantes bloqueiam a estrada em Pirapora
Sebastião Carlos

No Dia Internacional da Mentira, vários movimentos Sociais e Sindicais se uniram em manifestações por todo o Brasil, parando estradas, em protesto contra as mentiras dos governos federal, estaduais e municipais. Em Pirapora (MG), às margens do rio São Francisco, os manifestantes desmentiram o projeto de transposição do “Velho Chico”, que irá, na verdade, destruí-lo para enriquecer as empreiteiras. Uma delas é a Gautama, que esteve metida em escândalos de corrupção no ano passado.

Os ativistas também protestaram contra as reformas previdenciária, sindical, trabalhista e universitária, que retiram direitos dos trabalhadores e dos estudantes. Ao contrário, os manifestante exigiram reforma agrária, para dar terra aos trabalhadores, empregos, salários dignos e redução da jornada de trabalho sem redução salarial. Também foi exigida uma indenização para os pescadores que estão sendo prejudicados pela empresa Votorantim Metais na cidade de Três Marias.

Em Pirapora, cerca de 350 pessoas de cinco cidades – Pirapora, Buritizeiro, Ibiaí, Jequitaí, Três Marias, Montes Claros e Belo Horizonte – e 20 entidades e organizações pararam a BR 365 por uma hora e meia. Nesse período, entregaram panfletos e cantaram palavras-de-ordem como “o São Francisco é meu amigo / mexeu com ele mexeu comigo” e “1, 2, 3, 4, 5 mil / ou para o projeto ou paramos o Brasil”, mostrando garra e disposição.

Para finalizar, dirigiram-se em passeata até o prédio do INSS, no centro da cidade, onde denunciaram o descaso com os aposentados e lesionados. Participaram da atividade sindicatos de metalúrgicos de Pirapora, Vila da Palma e Três Marias; Sindipira, Conlutas/MG e Norte de Minas; acampamentos 1º de Maio, José Bandeira, Novo Paraíso, entre outros; colônias de pescadores de Ibiaí, Barra do Guaicuí, Buritizeiro e Pirapora; Comissão Organizadora dos Pescadores de Três Marias, João Pinheiro e Região; DCEs da UFMG, UFU e PUC Enfermagem; Conlute; Abeef; Graal; Brigadas Populares, Movimento Int. de Mulheres e do Capão Javie, Via Campesina, MAB, CPT, Franciscanos e PSTU)