Mulheres do mundo inteiro se reuniram ontem no saguão da PUCRS para um ato em defesa dos direiros da mulher. As principais palavras de ordem exigiam a legalização do aborto. Mas o ato também tinha como objetivo mostrar que, em pleno século XXI as mulheres continuam oprimidas, discriminadas e cada vez mais exploradas pelo capitalismo.

Maria Carolina, da Argentina, está no Fórum como ouvinte, ela diz que “pode mudar a forma, mas a condição das mulheres é mesma em todos os países do mundo: salários mais baixos, assédio sexual, estupro, dupla e tripla jornada … é assim que vivemos.”
Carolina falou que a participação de cerca de 200 mulheres neste ato, “foi uma forma de fortalecer o objetivo do fórum: lutar por um mundo melhor”.

A militante do grupo Católicas pelo Direito de Decidir, Luciana Souza, disse que “participar do ato, foi mais uma forma de protestar contra o neoliberalismo, que só produz miséria e exclusão. Só lutando contra nossos opressores teremos chances de promover justiça social e solidariedade”.

Hoje, ao final da oficina sobre a violência contra a mulher, as organizações feministas, presentes no fórum, vão realizar um ato em repúdio à violência sexual, quarta maior razão de morte das mulheres do mundo, de acordo com a ONU.