Reunião de lideranças sindicais e o presidente da Cãmara, Michel Temer (PMDB)
Ag. Câmara

Presidente da Câmara promete colocar projeto de reajuste em votação na próxima semanaNo último dia 8, centenas de aposentados de todo o país foram ao Congresso protestar contra o acordo firmado entre o governo e as principais centrais sindicais sobre a política previdenciária para os próximos anos. O acordo, além de manter o fator previdenciário, mantém as aposentadorias arrochadas.

Os aposentados, liderados pela Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas), defendem o fim do fator previdenciário e a equiparação do reajuste concedido ao salário mínimo a todas as aposentadorias.

Os cerca de 500 aposentados chegaram logo cedo a Brasília participar da série de atividades que ocorreu o dia todo. Pela manhã, ato público em defesa da aposentadoria. Munidos de cartazes, faixas e placas com as fotos das lideranças dos partidos, os aposentados fizeram barulho no Congresso.

Audiência pública
Já à tarde ocorreu uma audiência pública sobre a Previdência na Câmara dos Deputadosd. Além da Cobap, participaram das manifestações e da audiência a Conlutas, representada por Dirceu Travesso, o Fórum Sindical dos Trabalhadores, a Central dos Trabalhadores Brasileiros e a Nova Central dos Trabalhadores.

Na audiência, o presidente da Fundação Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal), Floriano Sá Neto, contestou a tese do déficit da Previdência. “A seguridade é superavitária e conceder reajuste igual aos aposentados não vai causar rombo na Previdência”, declarou.

O presidente da Cobap, Warley Martins Gonçalles, mais uma vez pediu um prazo para a Câmara votar o PL01/2007, que concede os mesmos reajustes do mínimo às aposentadorias. “Já esperamos tempo demais, tentamos negociar e chegamos a conclusão que o projeto deve ser votado na íntegra”, afirmou .

Projeto pode ser votado na próxima semana
A pressão parece ter funcionado. Na noite desse dia 9, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB), declarou que colocará o PL para ser votado em breve no plenário. Ele deve ser discutido entre os líderes dos partidos na próxima semana para ser votado logo em seguida.

A Cobap, porém, promete manter a mobilização. “No Congresso Nacional tudo funciona com pressão. A declaração de Temer nos alegra e reforça nossas esperanças, porém a política é um jogo sujo, rasteiro, que nos faz ficar de olhos sempre abertos contra as possíveis manobras que possam surgir para prejudicar os aposentados”, alertou o presidente da entidade.

Com informações da Cobap