Amanda Gurgel durante posse do mandato de vereadora em Natal

Vereadora eleita pelo PSTU vai debater com apoiadores as primeiras iniciativas e ouvir experiências de dois ex-vereadores do partido de outras cidades

A professora Amanda Gurgel (PSTU) vai realizar neste sábado, dia 12, a primeira plenária aberta do seu mandato na Câmara Municipal de Natal. Coerente com a forma de fazer política do PSTU, a vereadora mais votada da história da cidade quer debater com a população e os trabalhadores as primeiras iniciativas, os projetos e as perspectivas do mandato. A plenária terá início às 14 horas, no IFRN Cidade Alta, na Av. Rio Branco, 743, e será aberta com uma apresentação de cordelistas.

O encontro também irá debater como deve ser a atuação política de parlamentares socialistas. Para isso, a plenária contará com a participação de dois ex-vereadores socialistas das cidades de Diadema (SP) e Juazeiro do Norte (CE), que vão relatar suas experiências políticas durante os mandatos. A mesa de debates será coordenada pelo professor Dário Barbosa, presidente estadual do PSTU.

"A votação sobre o aumento dos cargos mostrou um pouco do que nos espera na Câmara. Se perguntar a qualquer pessoa na rua, ela seria contra criar novos cargos, com a cidade desse jeito e com tantos já existindo na Câmara. Mas os cargos foram criados… O objetivo dessa plenária é ouvir outras experiências, nos prepararmos para que a minha voz lá dentro não seja sozinha, mas seja o eco da indignação que vemos nas ruas de Natal", disse Amanda.

Os ex-vereadores socialistas
Romildo Raposo foi vereador em Diadema (SP) entre os anos de 1989 e 1992. Eleito pelo PT (Romildo fazia parte da corrente Convergência Socialista, uma das fundadoras do PSTU), ficou conhecido pelas lutas em defesa dos metalúrgicos e, principalmente, pelo apoio à causa do movimento por moradia. O vereador chegou a ser preso por 45 dias, depois de apoiar e participar de um ato público durante uma ocupação de um terreno abandonado. O apoio de seu mandato foi decisivo para a conquista das casas pelos moradores. O fruto desta luta, a Vila Socialista, está de pé até hoje em Diadema. Atualmente, Romildo Raposo é professor de Sociologia da Educação na UFPB e vive em João Pessoa (PB).

Fábio José foi vereador em Juazeiro do Norte (CE), entre os anos de 2001 e 2004, já eleito pelo PSTU. Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Fábio José teve seu mandato marcado pelo apoio às lutas dos trabalhadores da cidade, apresentando projetos em defesa das mulheres, contra a violência machista, e de apoio à cultura popular. O professor também ficou conhecido por sua coragem no enfrentamento contra a corrupção dentro da Câmara, suas denúncias de corrupção acabaram resultando na queda da Mesa Diretora.

Plenária do mandato Amanda Gurgel (PSTU)
Sábado, dia 12 de janeiro, 14h
IFRN Cidade Alta (Av. Rio Branco, 743)

LEIA MAIS
Calamidade na saúde do Rio Grande do Norte continua! Governo Rosalba é responsável pelo caos!